ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Em documento, índios Guarani exigem demarcação imediata

Redação | 22/11/2010 13:10

Por meio de documento endereçado aos governos de Brasil, Bolívia, Argentina e Paraguai, índios Guarani exigem a demarcação imediata de todas as terras e territórios.

No caso das terras no Brasil, eles pedem que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue imediatamente todos os processos de demarcação em Mato Grosso do Sul, "respeitando o artigo 231 da Constituição Federal de 1988". O artigo reconhece aos índios a organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

"A terra sagrada é a vida para nossos povos", dizem os índios, no documento. "A Nação Guarani, a partir da sua cosmovisão, sempre buscou evitar confrontações com os que se apropriaram de seu território, de forma violenta na maioria das vezes".

A carta é resultado do III Encontro Continental do Povo Guarani, em Assunção (PY). O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, já recebeu o documento.

Ainda na carta, os índios pedem que os governos dos quatro países reconheçam como Nação Guarani as comunidades daquela etnia e a condição de transterritoriais e transfronteiriços e que tenham os mesmos direitos de saúde, educação e trabalho nos quatro países.

Leia o documento na íntegra:

DOCUMENTO FINAL DO III ENCONTRO CONTINENTAL DO POVO GUARANI

ASSUN

Nos siga no Google Notícias