ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Em momento histórico, Dom Dimas assume arquidiocese da Capital

Paula Vitorino | 10/07/2011 13:27

Celebração é considerada histórica para Católicos e marcada por ritos tradicionais da Igreja

Dom Dimas falou a comunidade pela primeira vez como bispo. (Foto: Pedro Peralta)
Dom Dimas falou a comunidade pela primeira vez como bispo. (Foto: Pedro Peralta)

A partir deste domingo (10), a arquidiocese de Campo Grande começa uma nova etapa. Após 25 anos a frente da diocese, Dom Vitório Pavanello passou a liderança para Dom Dimas Lara Barbosa durante a celebração da Missa de Posse, nesta manhã.

O momento histórico foi acompanhado por cerca de 6 mil fiéis, que se emocionaram ao manifestar gratidão a Dom Vitório e felicidade pela chega de Dom Dimas. A solenidade ainda contou com a presença de cerca de 20 bispos vindos de todo o Brasil, cerca de 160 padres e autoridades.

“Para nós é receber um pastor. Tenho certeza que Dom Dimas vai nos incentivar ainda mais a continuar trabalhando pela Igreja”, diz a estudante Willimere Volpato, de 20 anos.

Toda a liturgia da celebração foi marcada por ritos, que teve como principal momento a passagem do báculo das mãos de Pavanello para o novo arcebispo. O ato é sinal do serviço pastoral e representa a “entrega” da arquidiocese ao novo pastor.

Outro ritual da celebração, feito logo no início, é a Leitura da Bula do papa Bento XVI. O documento oficializa a posse e dá boas-vindas ao novo bispo.

Cada representação e simbologia da Missa foi uma novidade para a maioria dos

fiéis, que pela primeira vez puderam acompanhar a transição de bispos. Simone Lopes da Costa, de 36 anos, observa que “nada é feito por acaso. Tudo dentro da celebração tem um motivo, uma organização. É um ritual, ninguém inventou de uma hora para a outra, mas sim, vem da tradição Católica”.

Para ela, são os ritos e a tradição que fazem “o bonito da nossa Igreja Católica”.

Já a comerciante Domitila Alves de oliveira, de 64 anos, conta que não estava em Campo Grande na época em que Dom Vitório assumiu a arquidiocese, em 1986, e por isso fez questão de dessa vez estar presente na celebração.

“É muito emocionante. Um momento único”, resume.

Dom Dimas é o terceiro bispo da arquidiocese de Campo Grande. A última passagem de liderança aconteceu em dezembro de 1986, após a renúncia de Dom Antônio Barbosa e a posse de Dom Vitório.

Renovação - Desde que o nome de Dom Dimas foi divulgado para a sucessão de Pavanello, em maio deste ano, a palavra renovação fez parte das declarações de toda a comunidade Católica. Com 55 anos, o religioso é considerado um líder dinâmico e comunicativo.

E no primeiro pronunciamento feito para comunidade de Campo Grande como arcebispo, Dom Dimas declarou o desejo de pastorear, principalmente, pelos jovens e pelos pobres.

Ainda durante a homília rápida, o bispo afirmou que “não sou quem tomo posse da diocese, mas a diocese que toma posse do bispo”.

Ele agradeceu cada grupo dentro da Igreja Católica, que participaram da sua formação religiosa e que irão ajudar na sua nova missão, os familiares e a sociedade civil e pública.

Segundo Dimas, o Estado é laico, mas o povo brasileiro é profundamente religioso. “Precisamos junto com os poderes públicos e cobrar que se manifestem sempre for necessário”, afirma.

Nos siga no Google Notícias