ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Em primeira missa, Dom Dimas diz se sentir em casa e pede união e paz

Paula Vitorino | 06/06/2011 00:14

Novo bispo de Campo Grande terá tripla jornada

Bispo pediu pela unidade e paz na Igreja. (Foto: Pedro Peralta)
Bispo pediu pela unidade e paz na Igreja. (Foto: Pedro Peralta)

“Mais em casa impossível”, afirmou o novo arcebispo eleito de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, durante a primeira missa celebrada na Capital após sua nomeação para bispo.

Há cerca de um mês para a posse oficial, Dom Dimas explicou que a visita antecipada tem como objetivo conhecer melhor toda a arquidiocese e não tumultuar a agenda do próximo semestre, quando também assume outros dois cargos.

Ele foi eleito presidente da Comissão de Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e segundo vice-presidente do Celam (Conselho Episcopal Latino-americano). As duas funções são pelo período de quatro anos.

Mas a tripla jornada de afazeres não assusta o novo bispo, que acredita que as funções possam se complementar em muitos momentos. No entanto, ele admite ter consciência de que terá de optar entre uma das obrigações em determinada ocasião.

“É claro que vou ter que organizar a agenda, sobretudo neste primeiro semestre quando início as atividades nas três funções. Uma hora ou outra pode ser que tenha de optar entre estar em um lugar ou em outro, mas uma função também complementa as demais”, diz.

No dia 10 de julho Dom Dimas participa da solenidade de posse como arcebispo em Campo Grande e já no dia 12 participa no Rio de Janeiro de um congresso de comunicação da CNBB.

Segundo o novo arcebispo, as lideranças dentro da arquidiocese e das paróquias serão mantidas até o início do próximo ano, quando será feita nova eleição. O bispo-auxiliar, Dom Eduardo Pinheiro, também deve continuar na função.

Paz, unidade e evangelização - Com uma faixa de boas-vindas já na entrada da igreja, Dom Dimas demonstrou bom humor e disposição em meio as manifestações de carinho dos fiéis que foram até a Paróquia Maria Mãe da Igreja – Vila Jussara, na noite deste domingo (5), para conhecer o novo bispo. Cerca de 600 lotaram a igreja.

“Ele parece bem carismático”, concluiu a auxiliar de fotógrafo Rosa Costa, de 39 anos, que foi até a celebração para conhecer de perto o novo bispo.

A celebração foi marcada por homenagens ao bispo eleito, como apresentação de um grupo de dança formado por meninas da comunidade. Mas também deu o tom de qual serão os princípios da arquidiocese da Capital pelos próximos anos.

Dom Dimas adiantou que ainda não pode afirmar quais serão os maiores desafios a frente da diocese, mas afirmou que irá manter os planos pastorais iniciados e trabalhar para “adentrar em áreas tidas como impermeáveis, como o sistema prisional e as ciências”.

Durante a celebração ele pediu pela paz e fez um instante de silêncio para rezar “pelas muitas pessoas, comunidades, que estão precisando de paz no mundo”.

Já em uma rápida homília, o arcebispo destacou a missão da Igreja de evangelizar e a importância da unidade entre os cristãos.

“Após 2 mil anos da Igreja ainda existem comunidades com desavenças. Como poderemos evangelizar assim?! A unidade deve ser buscada não só dentro da Igreja Católica, o que já muitas vezes é difícil, mas entre todos os cristãos. Só assim vamos contagiar o próximo”, ressaltou.

Ainda durante seu pronunciamento, o presidente de Comunicação da CNBB lembrou do Dia Mundial das Comunicações Sociais – 5 de maio – e pediu que a comunidade “não tenha vergonha de anunciar a boa nova, utilizando dos diversos meios de comunicação como instrumentos e sendo também exemplo vivo”.

Bispo terá de cumprir jornada tripla no próximo semestre.
Bispo terá de cumprir jornada tripla no próximo semestre.

Renovação - O primeiro contato com a comunidade Católica da Capital foi marcado pelo desejo de renovação, em meio a várias expectativas para o novo comando da diocese.

“Espero que ele traga muita paz e união para as comunidades. Precisamos de um pastor para trazer essa unidade”, declarou Rosa.

Para o missionário Cesar Machado, de 29 anos, a expectativa é de que as comunidades comecem um novo momento, marcado pelo desejo de evangelizar. “Espero esse impulso missionário, que ele falou na própria homília de hoje”, afirmou.

Por sua formação e funções dentro da CNBB, Dom Dimas também é para muitos a esperança de uma aproximação e maior divulgação das doutrinas da Igreja junto a comunidade, como também de um fortalecimento para o setor da juventude.

“Por todo o trabalho dele esperamos que todas as doutrinas da Igreja sejam mais divulgadas, assim como a religião Católica”, disse o professor Aristides José Bassi, de 55 anos.

Sobre as expectativas, Dom Dimas preferiu não fazer promessas e apenas desejou: “Deus assim queira que seja”.

Visita - Dom Dimas desembarcou em Campo Grande neste domingo, por volta das 13h, e foi recepcionado por cerca de 150 fiéis de paróquias da Capital, além de uma delegação formada por membros da arquidiocese e o bispo-auxiliar Dom Eduardo Pinheiro. Ele permanece na Capital até terça-feira (7) e irá cumprir agenda interna com o atual arcebispo Dom Vitório Pavanello e Dom Eduardo.

O bispo eleito também deve visitar diversas paróquias e participar de reuniões com os 130 padres da arquidiocese, além de seminaristas e demais lideranças da diocese.

O novo arcebispo só deve retornar a Campo Grande no dia 8 de julho, quando assumirá oficialmente a diocese. A missa solene de posse de Dom Dimas será no dia 10 de julho, às 9h, no Ginásio do Poliesportivo Dom Bosco.

No dia 29 deste mês ele viaja para o Vaticano, onde irá receber a vestimenta de bispo das mãos do Santo Papa. A solenidade acontece junto com ao menos outros cinco bispos eleitos neste ano.

Nos siga no Google Notícias