ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Em MS, 56 cidades já usam meditação e acupuntura em tratamentos do SUS

Musicoterapia, tratamento osteopático e reiki são outras práticas integrativas oferecidas aos pacientes da atenção básica, no Estado

Danielle Valentim | 15/03/2018 12:53
Em segundo lugar, estão as práticas de Medicina Tradicional Chinesa com 151 mil sessões. (Foto: Reprodução)
Em segundo lugar, estão as práticas de Medicina Tradicional Chinesa com 151 mil sessões. (Foto: Reprodução)

As PICs (Práticas Integrativas e Complementares) disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) já são ofertadas à população de Mato Grosso do Sul. No Estado, 56 municípios já oferecem os tratamentos aos pacientes, como a meditação e acupuntura.

Dentre as práticas, estão a medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular/biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arteterapia, meditação, acupuntura, musicoterapia, tratamento osteopático e reiki.

Os tratamentos com recursos terapêuticos são baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para tratar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. Em 2017, foram registrados mais de 11 mil atendimentos individuais no estado.

Na última segunda-feira (12), o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de 10 novas práticas integrativas no SUS, agora os pacientes podem contar com 29 PICS, que são elas: ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia, yoga, apiterapia, aromoterapia, bioenergética, cromoterapia, constelação familiar, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozoniterapia e terapia de florais.

As terapias estão presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios brasileiros, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica. Atualmente, a acupuntura é a mais difundida com 707 mil atendimentos e 277 mil consultas individuais.

Em segundo lugar, estão as práticas de Medicina Tradicional Chinesa com 151 mil sessões, como taichi-chuan e liangong. Em seguida aparece a auriculoterapia com 142 mil procedimentos. Também foram registradas 35 mil sessões de yoga, 23 mil de dança circular/biodança e 23 mil de terapia comunitária, entre outras.

Nos siga no Google Notícias