Candidatos dividem rotina de estudos e expectativas para o "Enem dos Concursos"
Segunda edição da prova está sendo aplicada na UCDB na Capital e em outros três municípios do Estado
Com concorrência de 208 candidatos por vaga no CNU (Concurso Nacional Unificado), estudantes relatam ansiedade e meses de estudo para conseguir a oportunidade de mudar de vida. A segunda edição da prova está sendo aplicada na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) neste domingo (5), em Campo Grande e em outros três municípios de Mato Grosso do Sul. A Polícia Militar está no local fazendo o controle do trânsito na Avenida Tamandaré.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", está sendo realizado neste domingo em Campo Grande e outros três municípios de Mato Grosso do Sul. Com uma concorrência de 208 candidatos por vaga, 760 mil pessoas disputam 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal. Em Mato Grosso do Sul, 7.933 pessoas se inscreveram para o certame, representando uma queda de 81,6% em relação ao processo seletivo anterior. As provas são aplicadas em 1.294 locais em todo o país, com questões objetivas para níveis médio e superior, e resultado final previsto para janeiro de 2026.
O casal, Eduardo Augusto Lopes, de 24, e a técnica administrativa, Cristiane Canabarro, de 35, contaram ao Campo Grande News que estão há meses dividindo a rotina de estudo. Ao menos quatro horas por dia, os dois permanecem confinados em um ambiente da casa para estudar.
- Leia Também
- Para evitar trânsito, candidatos do "Enem dos Concursos" chegam 3 horas antes
- Faça checklist para não ter imprevistos domingo na prova do Enem dos Concursos
Com formações distintas, cada um segue o roteiro de estudo conforme a área pretendida, mas o empenho para se tornar concursado e realizar juntos o sonho da estabilidade pública é o que motiva o casal. “Temos uma rotina de estudos bem planejada. Eu começo a estudar às 5h, quatro vezes por semana, e, aos finais de semana, reviso os conteúdos. Fiz a prova do CNU no ano passado e acho que não é um exame difícil para quem está preparado”, afirmou Eduardo.
A companheira dele, Cristina Canabarro, relata que esta será a estreia dela no Enem dos Concursos. "Quando estudamos, evitamos conversar, fica cada um com o seu fone, escutando o própio conteúdo para não distrair. Estou confiante que conseguiriei fazer a área mais técnica da prova, mas acho que a legislação será dificil", detalhou.
Para a arquiteta Renata Santana, de 28 anos, o Enem dos Concursos é uma oportunidade para entrar para a lista de concursados da família. "Eu presto vários concursos e, nesse tempo, fui vendo o que dá certo e o que não dá. Esta é a segunda prova que faço neste ano", explicou.
Apesar de nervosa, Renata descreve que o que a deixa ansiosa é a banca da prova. "A FGV [Fundação Getúlio Vargas], é uma das mais difíceis, o que me deixa nervosa. Mas entendo que não é a prova que vai decidir a minha vida", afirmou. Ela também relatou que costuma meditar, fazer pintura e montar quebra-cabeças para se distrair antes da prova.
Também apreensivo com a banca, Nathan Felipe de Siqueira Silva, de 27 anos, contou que está se preparando há cinco meses para esta prova. "Ontem comi menos e dormi mais cedo para ter disposição hoje. [...] Quero dar uma condição melhor para a minha família, estou no último semestre de Educação Física e faço concurso para diversas áreas", detalhou o universitário.

A enfermeira Beatriz da Silva Braga, de 24 anos, contou que não se preparou para o CNU. "Não estou com muita expectativa; como estou fazendo residência em saúde da família, com carga de 60 horas semanais, fica complicado conciliar os estudos", disse ela. Segundo a enfermeira, esta será uma preparação para outras provas.
O portão fechou pontualmente às 11h30. Uma das pessoas que chegou atrasada foi Rayra Lima, de 34 anos, que é fonoaudióloga. Ela contou à imprensa que estava se preparando desde a abertura do edital. "É frustrante, né? Agora vou ter que esperar o próximo", disse enquanto subia na motocicleta. A fonoaudióloga confundiu o horário local com o de Brasília (DF) e acreditou que a prova começaria às 13h.
Enem dos Concursos - Hoje, 760 mil candidatos disputam 3.652 vagas do Enem dos Concurso para 32 órgãos da administração pública federal. As provas serão aplicadas em 1.294 locais em todo o país, sendo sete deles em Campo Grande. Em Mato Grosso do Sul também haverá aplicação em Corumbá, Três Lagoas e Dourados.
As provas começam às 12h no horário de MS, mas os portões fecham às 11h30. Para o nível superior, a etapa objetiva terá 90 questões, com duração até 17h. Já para os cargos de nível médio e técnico, a avaliação terá 68 questões, com término às 16h30.
O cronograma prevê que o resultado da prova objetiva e a convocação para a etapa discursiva sejam divulgados em 12 de novembro. A segunda fase, com prova dissertativa, está marcada para 7 de dezembro. A verificação de cotas ocorrerá entre 30 de novembro e 8 de dezembro, e o resultado final do concurso está previsto para 30 de janeiro de 2026.
De acordo com o governo federal, 7.933 pessoas se inscreveram para o certame em Mato Grosso do Sul. O número representa uma queda de 81,6% em relação ao processo seletivo de 2024, quando 43.325 sul-mato-grossenses disputaram vagas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.