ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Empregos

Erro faz governo republicar gabarito de prova para o Corpo de Bombeiros

Segundo a Secretaria de Administração, a falha ocorreu na junção de arquivos com as informações

Mayara Bueno | 06/09/2018 09:31
Imagem mostra a questão 10 do cargo de Oficial Especialista. A questão "C" é a certa. (Foto: Mayara Bueno).
Imagem mostra a questão 10 do cargo de Oficial Especialista. A questão "C" é a certa. (Foto: Mayara Bueno).

Os gabaritos da prova para o cargo de Oficial Especialista do concurso do Corpo de Bombeiros foram republicados nesta quinta-feira (dia 6). Segundo a Secretaria de Administração e Desburocratização, houve um falha na junção de arquivos, o que gerou respostas erradas.

Na edição do Diário Oficial do Estado de hoje, onde estão os resultados corrigidos, quem disputou o cargo teve o prazo de apresentação de recurso ampliado até 17 horas de sexta-feira (dia 7). 

A secretaria não soube especificar quantas respostas estavam erradas. Contudo, entre concurseiros, a informação é de que, somente no teste de português, havia ao menos oito questões.

Um exemplo é a pergunta de número 10 da prova do cargo de Oficial na área de Comunicação Social. A resposta correta, conforme o gabarito de hoje, é a letra "C". Porém, no resultado divulgado ontem, a informação que constava como certa era "A".

A questão pedia para o candidato observar a acentuação das palavras do enunciado e assinar a resposta correta. A letra "A" dizia "A aguia é um pássaro que têm um voo agil", enquanto a "C", resposta certa, trazia "A águia é um pássaro que tem um voo ágil".

Outra pergunta onde foi possível verificar resposta diferente é a 17, também da prova de Comunicação Social. O correto era a letra "D" e, ontem, na primeira versão do gabarito, constava como "C". A questão era sobre quais as relações semânticas "provavelmente", "embora" e "no entanto" estavam corretas.

Ainda de acordo com a Secretaria de Administração, as falhas ocorreram nos resultados para as áreas Serviço Social, Educação Física, Direito, Engenharia Civil, Pedagogia, Arquitetura, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Análise de Sistemas/Ciências da Computação e Engenharia da Computação, além de Jornalismo. 

A responsabilidade é da Fapems (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul), instituição que promove o concurso.

Certame - No concurso, realizado no domingo (dia 2), concorreram 10.272, 3.273 a menos do que o número de inscritos. A concorrência é de 51 por vaga, já que foram ofertadas 200 oportunidades. Os salários variam de R$ 3.352,53 para quem vai integrar o quadro de soldados dos Bombeiros. Já para os oficiais, o governo pagará R$ 7.089,13 depois que os aprovados no concurso e convocados terminarem o curso de formação.

Confira aqui os gabaritos corrigidos, disponíveis a partir da página 2.

Nos siga no Google Notícias