A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 23 de Março de 2017

29/03/2012 11:23

Fiems lança programa para levar segurança aos canteiros de obras

Paula Vitorino

Nos próximos 45 dias Federação irá lançar programa voltado para qualificação de trabalhadores da construção civil com deficiência

Lançamento de programa de segurança no trabalho aconteceu em caiteiro de obras do Senai. (Foto: Paula Vitorino)Lançamento de programa de segurança no trabalho aconteceu em caiteiro de obras do Senai. (Foto: Paula Vitorino)

Com o objetivo de levar segurança para os canteiros de trabalho, a Fiems lançou nesta quinta-feira (29) o PNSSTIC (Programa Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho para a Indústria da Construção).

A solenidade de abertura aconteceu em meio ao canteiro de obras da nova sede da Faculdade de Tecnologia do Senai. Aderindo a proposta do Programa, autoridades e empresários usaram capacetes durante o lançamento.

O Programa pretende levar para dentro das obras informações e conhecimentos sobre as questões de Segurança e Saúde no Trabalho, contribuindo para a redução dos acidentes e doenças nos trabalhadores da construção civil.

“Vamos visitar as obras e mapear onde estão os riscos no canteiro de obras, apontar o que depende do trabalhador e do empresário e oferecer suporte para as adequações”, explica o superintendente do Sesi, Michael Gorski.

Ele ainda esclarece que as visitas serão programadas conforme solicitação dos responsáveis pelas obras. A equipe do Sesi espera visitar 20 empresas por mês, em todo Mato Grosso do Sul.

Segundo dados da Fiems, o Estado conta com 2.065 indústrias e uma estimativa de mais de 32 mil trabalhadores na construção civil. No comparativo entre os anos de 2007, 2008 e 2009, os acidentes aumentaram de 538 para 1.007 e 778, respectivamente.

Entre as ações do Programa, quatro ações foram determinadas como prioridade: PST (Programa de Sensibilização e Treinamento), DPQ (Diagnóstico de Prevenção de Quedas), PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), além da Educação Continuada.

Para o presidente do Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil), Samuel da Silva Freitas, a parceria vai ajudar a melhorar as condições de trabalho do trabalhador, conscientizando empregador e empregado sobre os deveres e direitos.

“Levar qualificação para os canteiros. Explicar a importância da carteira assinada, que vai garantir os direitos do trabalhador. Só com a qualificação também vai ser possível cobrar o fornecimento e uso dos equipamentos de segurança”, frisa.

A iniciativa é um desdobramento de programa nacional. O presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), Marcio Vasques de Thibau, frisa que Mato Grosso do Sul vem crescendo e ganhando importância na economia nacional e por isso é necessário investir em qualificação.

“O Estado que tinha a economia voltada quase totalmente pra agropecuária começou a crescer no setor da indústria, mas a mudança aconteceu muito rápido e precisamos oferecer qualificação. É importantíssimo a parceria”, afirma.

Acessibilidade - Dentro dos próximos 45 dias, a Fiems irá lançar outro programa, mas dessa vez voltado para reinserção de trabalhadores da construção civil com alguma deficiência no mercado de trabalho.

Segundo o presidente Sérgio Longen, equipes técnicas vão identificar onde estão esses trabalhadores, fazer visitas e identificar qual a aptidão de cada trabalhador. Os trabalhadores irão receber qualificação para serem reinseridos no mercado de trabalho.

UEMS abre concurso público para 57 vagas com salário até R$ 2.246,88
Tem início nesta quinta-feira, 23, às 17h, e se estenderá até às 17h do dia 24 de abril, o período de inscrições no concurso público que a UEMS (Univ...
Concurso da UEMS oferece 57 vagas para atuação na Capital e interior de MS
Com 57 vagas disponíveis para pessoas com formação nos níveis médio e superior, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) inicia às 17 hor...
Funsat oferece vagas para atendente de telemarketing, biomédico e borracheiro
A Funsat (Fundação Social do Trabalho) oferece nesta quinta-feira (23) diversas vagas de emprego em Campo Grande. Também há vagas para pessoas defici...
Prefeitura abre inscrições em concurso com 86 vagas e salários de até R$ 14 mil
A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, distante 140 km de Campo Grande, abriu inscrições em concurso público com 86 vagas, para contratação permanente...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions