A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Setembro de 2018

31/08/2018 16:43

Mais de 13 mil fazem prova do concurso dos bombeiros no domingo

Com 200 vagas, provas serão aplicadas em Campo Grande e Dourados

Gabriel Neris
São mais de 13 mil candidatos disputando 200 vagas no concurso dos bombeiros (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)São mais de 13 mil candidatos disputando 200 vagas no concurso dos bombeiros (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)

Está marcada para domingo (2) a prova escrita do concurso do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Ao todo, 13.545 candidatos disputam 200 vagas para os cargos de soldado, oficial, oficial de saúde e oficial especialista. Em Campo Grande, as provas serão aplicadas na Uniderp e na Unigran, e em Dourados - a 233 km da Capital - serão na Unigran.

Dos 13,5 mil candidatos, 2.082 são de outros estados. De Mato Grosso do Sul são 11.457 candidatos, sendo 5.414 do interior do Estado e outros 6.049 de Campo Grande.

A prova escrita para cargo de soldado será no período matutino. Os portões abrem às 6h e fecham às 8h. O tempo de realização é de quatro horas. Já as provas para os cargos de oficial ocorrem no período vespertino, com abertura dos portões às 13h e fechamento uma hora depois. Serão cinco horas de provas. Candidatos devem apresentar documento de identificação com foto e caneta azul ou preta.

Em Campo Grande as provas serão na Uniderp, Rua Ceará, 333, Vila Antonio Vendas, para o cargo de soldado. Na Unigran Capital, na rua Abrão Julio Rahe, 325, Centro, a prova será para os candidatos aos cargos de Oficial. Em Dourados, as provas para ambos os cargos serão realizadas na Unigran, localizada na rua Balbina de Matos, 2.121, Jardim Universitário.

A Polícia Militar contará com esquema especial no domingo. A inteligência da Polícia Militar funcionará com reforço da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) com aparelho detector de radiofrequência com capacidade de monitorar a frequência de rádios, telefones celulares e pontos eletrônicos em 470 m².

Neta semana a Justiça determinou que os editais do concurso para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar fossem republicados sem a discriminação de vagas por gênero. O juiz Marcel Henry Batista de Arruda, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande acata pedido do Ministério Público Estadual questionando o número limitado de vagas destinadas as mulheres. 

O secretário estadual de Administração e Desburocratização, Édio Viegas, afirmou que o governo do Estado não iria recorrer da decisão.

O concurso da Polícia Militar foi realizado no dia 12 de agosto, também em Campo Grande e Dourados. Ao todo, 36.346 pessoas se inscreveram para o certame que oferece 450 vagas. A prova virou caso de polícia. Candidatos que estavam na Uniderp registraram boletim de ocorrência por preservação de direito alegando falhas na aplicação da prova. O grupo relatou que a prova com 25 minutos de atraso e o tempo deveria ser adicionado no fim. O secretário Édio Viegas disse que houve falha humana na marcação do termômetro e os candidatos tiveram mais 20 minutos.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions