ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Empregos

Mulheres não chegam a 30% em concurso para bombeiro e polícia

Secretário de Administração e Desburocratização disse que governo do Estado não vai recorrer da decisão

Gabriel Neris | 30/08/2018 17:47
Candidatos chegam para a prova da PM na Uniderp, em Campo Grande (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)
Candidatos chegam para a prova da PM na Uniderp, em Campo Grande (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)

O número de mulheres inscritas nos concursos para bombeiro e policial militar em Mato Grosso do Sul não chega a 30% do total. A Justiça determinou que os editais sejam republicados sem a discriminação de vagas por gênero. Dos 48.427 inscritos nos dois concursos, 13.873 são mulheres, 28,6%.

O secretário estadual de Administração e Desburocratização, Édio Viegas, se reuniu com a comissão do concurso e a Procuradoria-Geral do Estado na tarde desta quinta-feira (30) e decidiu que a ordem judicial será cumprida. “O certame continua mantido, vamos só modificar a regra de classificação”, explicou.

A decisão do juiz Marcel Henry Batista de Arruda, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande acata pedido do Ministério Público Estadual. O órgão questionava o número limitado de vagas destinadas as mulheres e entende que a limitação representa discriminação de gênero.

“A preocupação do Ministério Público é garantir a participação das mulheres, mas este também é um objetivo do governo do Estado quando fez o edital. Historicamente a gente não consegue ter o mínimo de mulheres na corporação”, disse o secretário.

Conforme o secretário, somente para soldado do Corpo de Bombeiros são 2.792 candidatas dos 11.379 inscritos. Para oficial são 354 inscrições de mulheres entre os 923 candidatos. Para soldado da Polícia Militar são 9.920 mulheres entre os 34.039 inscritos. Já para oficial da PM são 807 inscrições de mulheres entre os 2.086 candidatos.

O concurso da PM foi realizado no dia 12 de agosto. Já a prova para bombeiros será aplicada no próximo domingo em Campo Grande e Douraods. O certame para o Corpo de Bombeiros tem 13.545 inscritos ao todo. São 200 vagas em disputa, ou seja, concorrência de 67 pessoas por vaga. 

Nos siga no Google Notícias