ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Empregos

Mulheres comemoram igualdade em vagas no concurso dos bombeiros

Concurso para o Corpo de Bombeiros ocorre neste domingo e atraiu mais de 13 mil inscritos

Izabela Sanchez e Graziella Almeida | 02/09/2018 08:51
Mulheres avaliaram igualdade nas vagas de concurso como conquista (Graziella Almeida)
Mulheres avaliaram igualdade nas vagas de concurso como conquista (Graziella Almeida)

Com trânsito congestionado em frente à Uniderp, teve início neste domingo (2) o concurso para Corpo de Bombeiros. As provas para soldado ocorrem durante a manhã na Universidade, além de ocorrerem em Dourados. Para as mulheres, a decisão judicial que determinou a igualdade de concorrência entre homens e mulheres simboliza uma conquista.

Estudante, Nilmara Delmondes dos Santos, 23, afirma que não se preparou tanto como outros concorrentes. O tempo chuvoso não atrapalhou, já que ela foi ao concurso de carro. “Foi uma vitória para as mulheres [vagas iguais], mas vai exigir mais esforço, acredito que as mulheres estão capacitadas para isso”, comentou.

Para a estudante Jaíne Ferreira, 21, o tempo chuvoso dificultou para quem vem de longe e precisa se locomover por meios alternativos. “Não me preparei com curso, mas estudei muito e espero ser aprovada. As vagas foram uma conquista porque mostra o valor que a mulher realmente tem dentro da sociedade”, afirmou.

Larissa Temóteo da Silva, 21 anos, é estudante e fez até curso de formação para concorrer às vagas. Sobre a mudança nas vagas, ela ressaltou que, além de ser uma vitória, traz mais esforço e eleva a capacidade das mulheres. “Mostra que as mulheres são preparadas, também, para exercer as mesmas funções que os homens, e isso foi uma coisa muito boa”.

Concorrentes se preparam para realizar prova para soldado do Corpo de Bombeiros (Graziella Almeida)
Concorrentes se preparam para realizar prova para soldado do Corpo de Bombeiros (Graziella Almeida)

O secretário de administração, Édio Viegas participou da organização junto com a Comissão do concurso. Bombeiros e policiais militares também ajudaram na organização, chamando os estudantes e auxiliando na estrutura. Para o secretário, com a ajuda da Anatel, as provas serão realizadas com tranquilidade.

“Tudo tranquilo, não teve nenhum atrasado. A Anatel está trabalhando para coibir as rádios frequências e qualquer tipo de fraude, além de mais de mil fiscais estarem em sala de aula dando todo o suporte para que o concurso transcorra com tranquilidade”, explicou o secretário.

As provas tiveram 13.545 inscritos. Em Campo Grande, os portões para a prova de oficial de saúde abriram às 6h, e as provas serão aplicadas na Uniderp. Já em Dourados, para a mesma prova, o exame ocorre na Unigran.

Nos mesmos locais e horários ocorrem as provas para ingresso na formação de soldados. O concurso também ocorre durante a tarde. Os portões para as provas de oficiais especialistas do Corpo de Bombeiros abrem às 13h na Unigran em Campo Grande e na Unigran em Dourados. No total, são 200 vagas em disputa, com concorrência de 67 por vaga.

Caminhoneiro, Renato Rodrigues, 26, veio de Porto Murtinho, a 431 km de Campo Grande, só para realizar a prova. Ele chegou em Campo Grande no sábado a noite, por volta das 21h.

“Não tive muito tempo pra estudar, por conta do trabalho. Com relação ao trânsito foi ruim, me atrapalhou bastante, tive que deixar meu caminhão bem longe. Cheguei ontem na cidade e estava bem cansado. Sobre as vagas, acho que foi uma vitória e mostra a capacidade das mulheres em conquistar o mercado”, afirmou.

O educador físico Maicon Marrone, 26, não se preparou, mas estava motivado. “Acho que posso me dar bem na prova. Acredito que na questão das vagas é uma conquista, mas aumenta a concorrência”, declarou.

Nos siga no Google Notícias