ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Empregos

Projovem oferece 1,4 mil vagas para quem quer terminar o Ensino Fundamental

Viviane Oliveira | 04/03/2015 10:13
Professora Bruna explica como vai funcionar o projeto na escola da Moreninha III. (Foto: Pedro Peralta)
Professora Bruna explica como vai funcionar o projeto na escola da Moreninha III. (Foto: Pedro Peralta)

O Projovem Urbano, programa realizado pelo Governo Federal, oferece 5 mil vagas em 27 escolas estaduais distribuídas em 16 municípios de Mato Grosso do Sul. Só para Campo Grande, são 1,4 mil oportunidades para quem pretende concluir o ensino fundamental em 18 meses.

O projeto oferta aos alunos merenda, ajuda de custo de R$ 100 e vale transporte. As aulas são ministradas no período da noite, das 19 às 22h, de segunda a sexta-feira. Em todas as escolas serão disponibilizadas cuidadoras de crianças para mães que não têm com quem deixar os filhos.

As matrículas devem ser feitas nas escolas que oferecem o programa, das 16h às 22h, até o dia 23 de março. Para participar, o aluno precisa apenas saber ler e escrever e ter idade entre 18 e 29 anos. Os interessados devem apresentar o original e fotocópia do RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, nas escolas estaduais dos municípios participantes.

Baixa procura - As aulas eram para ter começado no dia 23 de fevereiro, mas devido a baixa procura, as matriculas foram prorrogadas até o dia 23 de março. Na Escola Estadual Prof. Célia Maria Naglis, no Bairro Moreninha III, por exemplo, são oferecidas 200 vagas, no entanto, até sexta-feira apenas 20 pessoas fizeram matriculas.

De acordo com coordenadora do programa na escola, Darci Alves Feitoza Sakamoto, a maior dificuldade é localizar os alunos e fazer com que eles tenham conhecimento do programa. “Queremos preencher todas as vagas, pois é uma oportunidade única para quem pretende concluir o ensino fundamental”, diz.

Para chamar a atenção do público alvo, a coordenadora faz a divulgação do programa por meio de faixas, banners, folhetos, visitas nos bairros próximos, em feiras e escolas da região. “Esse é o primeiro ano que a escola vai oferecer o Projovem Urbano, talvez seja por isso a dificuldade de encontrar alunos”, afirma Darci.

A professora Bruna Zotelli Mourão, explica que o aluno consegue terminar o ensino fundamental, que vai até o 9º ano, independente da série em que parou os estudos. “É uma oportunidade muito boa. Além disso, o aluno pode fazer cursos extracurricular no mesmo período da aula”, destaca. A solicitação do vale transporte será realizada somente até o dia 14 de março, após esta data será encerrado.

Onde fazer as matrículas - Na Capital, o Projovem Urbano é ofertado na Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade (3344-1850), Escola Estadual Dr. Arthur de Vasconcelos Dias (3314-1252); Escola Estadual Prof. Ada Teixeira dos Santos (3354-5641); Escola Estadual Prof. Célia Maria Naglis (3314-9012); Escola Estadual José Ferreira Barbosa (3314-7057); Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos (3346-2351); Escola Estadual Manoel Bonifácio (3373-3840).

O programa também é oferecido nos municípios de Anastácio, Antônio João, Bonito, Camapuã, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Terenos e Três Lagoas.

Nos siga no Google Notícias