Empresas de call centers não pagaram 'um real' de multas por mal atendimento
Mais de dois anos após terem sido anunciadas, as regras para melhorar o atendimento nos serviços de call centers continuam sendo descumpridas. Mesmo sendo multadas pelo desrespeito a determinação, nenhuma das empresas pagou até o momento um real por descumprir a sentença.
Um levantamento feito pela reportagem da Folha junto ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, revelou o dado agravante.
De acordo com a Folha, só na esfera federal as empresas reguladas de setores como telefonia, financeiro e transporte aéreo e terrestre foram multadas em R$ 18,6 milhões por desrespeitar o decreto que regulamentou o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
Amparadas pela legislação, as empresas recorrem administrativamente dentro do ministério, onde invariavelmente não encontram sucesso, e depois à Justiça, protelando o pagamento.
As regras mais rígidas para o atendimento nos serviços de call centers foi anunciada em dezembro de 2008 e prometiam o fim das esperas intermináveis dos consumidores e o cancelamento imediato dos serviços.(Com reportagem da Folha de São Paulo)