A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

08/11/2014 08:08

Enem começa hoje, com atendimento especial para mais de 169 mil pessoas

Ludyney Moura

Em todo o país mais de 8,7 milhões de pessoas farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), entre hoje (8) e amanhã, domingo (9). Desse total, o MEC (Ministério da Educação) revela que 76.676 terão atendimento especializado. Outros 92.972, atendimento específico.

O atendimento especializado é oferecido aos participantes com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (dificuldade ao calcular) ou outra condição especial. No momento da inscrição, eles pediram esse tipo de atendimento. Contarão, portanto, entre outros recursos, com sala de mais fácil acesso (para 15.115 participantes), prova superampliada (6.768) e auxílio para transcrição (6.328).

O atendimento específico será oferecido a gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. Estão aí incluídos ainda os sabatistas, que por convicção religiosa guardam os sábados (69.396 participantes). As lactantes são 13.882; as gestantes, 9.256.

Neste sábado, primeiro dia do Enem, os candidatos terão quatro horas e meia para fazer as provas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. No segundo dia (domingo, 9), cinco horas e meia para as de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira, além da Redação. Nos dois dias, as provas terão início às 13 horas, no horário de Brasília.

Para as provas do primeiro dia, o participante que guarda os sábados deve chegar ao local do exame no mesmo horário de todos os participantes — entre 12 e 13 horas — e aguardar em sala específica até as 19 horas. No caso dos sabatistas do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, a prova será realizada a partir das 19 horas locais (18 horas em Brasília).

Para ter acesso ao local de provas, o candidato deve apresentar documento de identidade com foto. Durante o exame, terá de preencher o caderno de respostas com caneta esferográfica preta. Ele terá permissão para deixar o local da prova somente duas horas após o início. Além disso, só será autorizado a levar o caderno de questões se sair nos 30 minutos finais.

Em Mato Grosso do Sul, aproximadamente 162,8 mil pessoas estão inscritas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mais informações sobre o exame e perguntas mais frequentes estão na página do Exame na internet (clique aqui para acessar o link).

Agetran disponibiliza ônibus extras para participantes do Enem
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) fará uma operação especial, através do Consórcio Guaicurus, para atender os estudantes que far...
Enem: candidato deve ficar atento a horários de abertura e fechamento de portões
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 serão aplicadas neste fim de semana e um item que merece a atenção dos candidatos é a hora...
ENEM: uma prova que exige a leitura do mundo
Faltando poucos dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, que será realizado em 8 de novembro, a ansiedade começa a bater na ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions