A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

09/12/2018 20:16

Enem para mais de mil detentos do Estado será aplicado a partir de terça-feira

Liniker Ribeiro
Detentos realizando prova durante aplicação de exame anterior (Foto: Divulgação/Agepen) Detentos realizando prova durante aplicação de exame anterior (Foto: Divulgação/Agepen)

Mais de mil pessoas que cumprem pena em estabelecimentos de segurança de Mato Grosso do Sul serão submetidas ao Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Privadas de Liberdade) na próxima semana. As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de dezembro para detentos de pelo menos três municípios do Estado.

Ao todo, 1.054 presos se inscreveram para realizar o exame, sendo 1.015 somente nos presídios estaduais. Desses, 338 internos são de Campo Grande, enquanto 119 são de Dourados e 109 de Três Lagoas, conforme apontam números da Divisão de Educação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Também realizam o exame 28 detentos da Penitenciária Federal de Campo Grande e 11 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Uneis (Unidades
Educacionais de Internação).

Na terça-feira, primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, redação e ciências humanas. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responder aos questionários. No segundo dia, será a vez das provas de ciências da natureza e matemática, com o mesmo período de duração.

Os candidatos, com idade a partir de 18 anos, poderão utilizar o desempenho obtido como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)

O acesso ao ensino superior também pode ser alcançado por meio da inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), assim como pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Para realização do Enem PPL, cada unidade prisional ou socioeducativa tem um responsável pedagógico pela realização e acompanhamento das inscrições, ensalamento, transferência de participantes entre as unidades, se for o caso, dentro do prazo previsto para inscrição, além da exclusão de participantes que tiverem sua liberdade decretada.

O responsável pedagógico também acessa os resultados obtidos pelos participantes, e pode inscrevê-lo nos programas de acesso ao ensino superior.

Mega-Sena acumula e pode pagar até R$ 38 milhões na quarta
Ninguém acertou as seis dezenas da sorte na noite deste sábado (19) e o prêmio da Mega-Sena acumulou em R$ 38 milhões. O próximo sorteio está previst...
OMS lista as 10 principais ameaças para a saúde em 2019
Surtos de doenças preveníveis por vacinação, altas taxas de obesidade infantil e sedentarismo, além de impactos à saúde causados pela poluição, pelas...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions