ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Enersul descobriu 36.574 fraudes de energia neste ano

Redação | 07/10/2010 11:48

Com base na oscilação do consumo de energia elétrica, a Enersul fiscalizou de janeiro a setembro deste ano 115 mil unidades consumidoras nas 73 cidades que atende em Mato Grosso do Sul e encontrou fraude em de 1/3 delas: 36.574.

São várias irregularidades que vão do chamado "gato", que é o furto de energia por meio de ligação ilegal, sem passar pelo medidor, a alterações no medidor de consumo.

Nesta quinta-feira, Enersul e Polícia Civil fizeram inspeção em uma loja de piscinas no Jardim dos Estados, em Campo Grande. De acordo com a concessionária, no local a perícia encontrou indício claro de fraude. "O medidor não pode receber avaria", diz a assessoria de imprensa da Enersul.

Um laudo do Inmetro, que deverá ficar pronto em um prazo de 30 a 45 dias. A perícia da polícia também compareceu ao local e registrou a situação.

No caso, a loja que vende piscinas é suspeita de ter feito um artifício para passar a registrar um valor menor de consumo e poderá responder criminalmente por estelionato.

O delegado Dimitri Palermo explicou que a empresa figura apenas como suspeita.

Advogado do estabelecimento comercial, Donizete Lambóia afirma que vai aguardar o laudo do Inmetro e que, se for o caso, irá contestar o resultado.

Segundo ele, funcionários da Enersul teriam mexido no local onde fica o medidor sem a presença do consumidor. "O STJ tem decidido que o consumidor tem que acompanhar todos os momentos. Se tiver indício de irregularidade, eles têm que chamar o titular", afirmou.

Nos siga no Google Notícias