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Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

05/11/2008 18:03

Enersul divulga campanha sobre segurança em energia

Redação

Ao longo desta semana, a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), em parceria com 31 concessionárias de energia de todo o país, está realizando a III Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica. O objetivo é divulgar conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica.

De acordo com estatísticas da associação, por ano o Brasil registra 329 mortes causadas por acidentes com choque elétricos. Em Mato Grosso do Sul, a Enersul usou da criatividade para conscientizar o usuário a obedecer as normas de segurança, utilizando a linguagem do teatro para atingir as comunidades da zona rural. A peça apresenta um cenário que inclui um típico ambiente rural, com curral e plantação de lavoura, de forma a despertar o interesse e facilitar o entendimento dos usuários.

Trinta e uma empresas divulgarão a campanha nas contas de luz; através de eventos de lançamento, blitze educativas em ônibus e shoppings, palestras em escolas e canteiros de obras. Também serão veiculados spots de rádio, anúncios de TV e distribuídas cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes.

Os quatro temas selecionados são: instalação de antena de TV, pipa, construção civil e furto de energia. A expectativa é atingir cerca de 170 milhões de habitantes em todo o país. Outro objetivo da campanha é mostrar que, através de cuidados simples, tomados no dia-a-dia, é possível evitar acidentes. A repetição, todos os anos, desse tipo de campanha, em conjunto com ações permanentes das empresas, devem contribuir para uma consciência coletiva de prevenção de riscos e conseqüente redução o número de acidentes.

Ao longo dos anos, as distribuidoras de energia vêm estendendo suas redes elétricas para as periferias e áreas rurais mais distantes, incorporando contingentes populacionais com baixo nível de informação e conscientização sobre os cuidados necessários para uma convivência segura com as redes elétricas.

Em 1966, apenas 40% da população brasileira era atendida pelas redes das concessionárias (6 milhões de consumidores). Atualmente, em todo o país são 2,5 milhões de quilômetros de rede de distribuição, para atender 187 milhões de habitantes em 62 milhões de domicílios, uma cobertura de 98,7%.

As distribuidoras, isoladamente, sempre atuaram no sentido de orientar seus consumidores sobre os riscos e perigos da energia elétrica e de como evitá-los. A partir de1990, para melhor avaliar essa atuação, a Abradee e a Fundação Coge iniciaram a implementação de uma coleta sistemática de dados de acidentes da população com a rede elétrica das concessionárias.

Em 2006, a Abradee e suas associadas promoveram a primeira campanha nacional para prevenção de acidentes com a rede elétrica e desde então vêm repetindo esta mobilização. Os resultados são positivos: a população vem reconhecendo o esforço das concessionárias, tanto que as pesquisas de satisfação do cliente feitas anualmente pelo Instituto Vox Populi, em todo o país, mostram uma sustentada e significativa melhoria da satisfação dos consumidores com as orientações sobre os riscos e perigos da energia elétrica, prestados pelas concessionárias.

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