ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Enxurrada inunda mosteiro das clarissas em Dourados

Redação | 20/08/2009 09:51

O Mosteiro Santa Maria dos Anjos, inaugurado no dia 9 deste mês pela igreja católica em Dourados, foi inundado pela enxurrada no início da noite de ontem. De acordo com o frei Bernardo Dettling, da Paróquia São José do Operário, à qual o mosteiro é ligado, a água da chuva que desceu da rua Sargento Moisés Soares da Silva invadiu as dependências do mosteiro, localizado no Parque Alvorada. Na cozinha e em outras dependências a lama chegou a um metro. Todo o pátio também foi inundado.

Conforme o serviço de meteorologia da Embrapa Agropecuária Oeste, ontem choveu 22,1 milímetros em Dourados, o que corresponde a 22,1 litros de água por metro quadrado. A chuva mais forte ocorreu no início da noite.

Na manhã desta quinta-feira, as seis irmãs clarissas enclausuradas no mosteiro tiveram muito trabalho para remover a lama do pátio e das dependências internas. Elas não receberam ajuda, já que a entrada de pessoas estranhas é proibida. Repórteres que foram ao local hoje só tiveram acesso até o pátio.

A rua de acesso ao mosteiro foi asfaltada pela prefeitura, mas as bocas-de-lobo ainda não foram instaladas. Segundo o frei, toda a água da chuva que desce dessa rua acumula no pátio do mosteiro. Uma equipe da prefeitura foi ao local hoje de manhã e fez uma barreira de pedras para desviar a água. Segundo Alberto Alves dos Santos, da Secretaria Municipal de Obras, assim que parar de chover a prefeitura vai concluir os serviços de drenagem no local.

O mosteiro - Construído numa área de 1.800 metros quadrados, o mosteiro das clarissas é o primeiro de Mato Grosso do Sul e custou R$ 2 milhões. A obra foi paga com dinheiro de campanhas de arrecadação da igreja católica e de doações da Alemanha.

O local tem capacidade para abrigar 25 religiosas. Das seis freiras que já estão enclausuradas no mosteiro, cinco são de Anápolis (GO) e uma de Itaporã.

Nos siga no Google Notícias