A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

12/03/2015 15:28

Epidemia de dengue ameaça 26 cidades e infestação chega a 8,7%

Edivaldo Bitencourt
Ministro da Saúde apresentou levantamento que põe 26 cidades de MS com risco de epidemia ou alerta para a dengue (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)Ministro da Saúde apresentou levantamento que põe 26 cidades de MS com risco de epidemia ou alerta para a dengue (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O novo mapa da dengue mostra que cinco municípios de Mato Grosso do Sul estão em situação de risco para a ocorrência de epidemia e 21 estão em alerta, segundo o Ministério da Saúde. O LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) mostra que Paranaíba, com 40 mil habitantes e localizada a 422 quilômetros da Capital, apresenta a situação mais grave, com 8,7% dos imóveis com focos do mosquito.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, 340 municípios podem ter epidemia no País e 877 estão em alerta. Além da dengue, o mosquito transmite a chikungunya, doença que causa sintomas semelhantes e pode levar até três anos para ser curada.

Além de Paranaíba, o risco de epidemia é grande em Terenos (5,1%), Sidrolândia (4%), Cassilândia (4,6%) e Amambaí (7,2%).

Campo Grande também faz parte dos 21 municípios em alerta, com infestação de 1,8%, quase o dobro do índice aceitável pela Organização Mundial de Saúde. Também preocupam os índices de Três Lagoas (3,5%), Sete Quedas (2%), Miranda (2,3%), Ivinhema (2,2%), Fátima do Sul (2,3%), Dourados (2,4%), Coxim (3,2%) e Bataguassu (2,6%).

O levantamento do Ministério da Saúde não cita o município de Iguatemi, que enfrenta uma epidemia da doença no Estado. A Secretaria Estadual de Saúde colocou 17 cidades em alerta no Estado por causa do alto número de casos notificados. De janeiro até esta semana, foram 5,8 mil casos.

O ministério revelou que o número de mortes no Estado, duas, é o dobro do registrado no ano passado. Também foram contabilizados dois casos de dengue grave e três da doença com sinais de alarme.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions