ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Escolas da rede pública devem contar com pelo menos 360 mil alunos

Flávia Lima | 04/02/2015 08:52
Expectativa é de que quase 400 mil alunos frequentem as escolas da rede pública de Educação em 2015. (Foto:Arquivo Campo Grande News)
Expectativa é de que quase 400 mil alunos frequentem as escolas da rede pública de Educação em 2015. (Foto:Arquivo Campo Grande News)

Pelo menos 360 mil alunos das redes municipal e estadual de Educação irão iniciar o ano letivo no próximo dia 19. Segundo a assessoria da secretaria de Educação do Estado, a expectativa é que as 364 escolas da rede espalhadas em tod o Estado e responsáveis pelo Ensino Médio, recebam este ano 260 mil alunos. Porém o órgão ainda aguarda o total de matrículas realizadas em 64 municípios que não contam com a matrícula digital e tiveram que realizar a efetivação dos alunos nas vagas de forma manual.

Esses dados devem ser entregues à secretaria somente após o carnaval. Até o momento, 130 mil alunos confirmaram a matrícula nos 15 municípios, incluindo Campo Grande, que tem a matrícula digital.

Já na Reme (Rede Municipal de Educação), a expectativa é de que 100 mil alunos frequentem as 94 escolas da rede, responsáveis pelo ensino fundamental, além dos 100 Ceinfs (Centros de Educação Infantil), que oferecem o ensino pré-escolar. Nos Ceinfs o cronograma de início das aulas foi mantido para dia 9 para não prejudicar as mães que trabalham e não tem com quem deixar seus filhos.

Tanto na rede municipal quanto na estadual o período de matrículas já foi encerrado, mas as escolas continuam recebendo interessados em vagas, no entanto os alunos serão distribuídos conforme a disponibilidade das escolas.
As aulas na rede pública, que começariam dia 9, foram prorrogadas para dia 19, conforme solicitação da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Os prefeitos pediram a mudança no calendário por conta do transporte escolar em que há convênio com as prefeituras. Dos 26.759 alunos que usam o transporte escolar, 15.033 fazem uso de linhas mistas, onde prefeituras e Governo possuem convênio.

Com o adiamento do ano letivo na rede estadual, o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP) também resolveu aderir ao novo calendário devido a questões econômicas. Segundo ele, além de viabilizar a padronização do calendário com o Estado, haverá mais tempo para a entrega de 60 salas pré-moldadas que serão construídas em 16 escolas onde houve aumento da demanda por vagas. Ele também ressalta uma economia de 10% com folha de pagamento neste ano que atinge 48% do orçamento.

O processo de licitação foi dividido em seis lotes de 10 salas, para garantir maior agilidade no processo de construção. A previsão é de que o serviço fique pronto 30 dias depois de iniciado.

Mesmo com o adiamento das aulas, tanto os alunos da rede municipal quanto estadual não receberão os kits escolares a tempo. A prefeitura da Capital entregará apenas em março os uniformes. No Estado, as licitações para os kits foram marcadas para 5 e 6 de fevereiro, portanto não será concluídas antes do dia 19. A mudança também afeta 9.500 professores convocados, que devem receber o pagamento somente em abril, devido a prazo do fechamento da folha salarial. Os temporários só são pagos quando estão, efetivamente, na sala de aula.

Dos 78 municípios do Estado, apenas Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, decidiu manter para dia 9 o início do ano letivo na rede municipal. Segundo o prefeito Murilo Zauith, o objetivo é não prejudicar o calendário que já estava programado. Já as escolas da rede estadual do município seguem o calendário da secretaria de Educação do Estado.

Nos siga no Google Notícias