ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Escolas particulares de MS ocupam 90% das primeiras colocações no Enem 2010

Paula Vitorino | 12/09/2011 09:01

Situação precária do ensino público é constatada em todo país. Dados são do relatório divulgado hoje pelo Inep, que tem novidades para a avaliação das escolas

Mesmo com maioria no número de escolas inscritas no Enem 2010, com 1.207 públicas contra 338 particulares, as redes de ensino privadas de Mato Grosso do Sul conquistaram 90% das dez primeiras colocações do exame. Sete destas são da Capital e somente três de Dourados.

Apenas o Colégio Militar de Campo Grande representou o ensino público, ficando em terceiro lugar. Já a primeira colocação foi ocupada pelo colégio particular Bionatus.

As duas escolas ainda ocupam as primeiras colocações quando é analisada a melhor pontuação entre as particulares e públicas. O Bionatus teve 718,25 pontos e o Colégio Militar 700,99.

Já a diferença entre as segundas colocadas da rede pública e particular é maior. O Colégio Alexander Fleming teve 717,77 e a Escola Estadual Dom Aquino Correa (Amambai) precisou de 635,51 pontos para conquistar a segunda posição entre as públicas. Todas as escolas citadas com as melhores colocações tiveram taxa de participação dos alunos no exame superior a 75%.

A baixa pontuação das escolas públicas é semelhante em todo país. O ensino público foi responsável por 88% das matrículas do ensino médio e são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média nacional no Enem 2010.

De acordo com o levantamento da Agência Brasil, 96% dos estabelecimentos de ensino que tiveram desempenho inferior à média nacional na prova objetiva (511,21 pontos) são públicos. Esse dado descarta os colégios que tiveram participação inferior a 2% ou com menos de 10 alunos inscritos e, por esse motivo, não recebem uma nota final.

Os dados fazem parte do relatório divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais), com as médias de todas as 23,9 mil escolas que participaram do Enem 2010.

A novidade deste ano é o que órgão decidiu alterar o formato de divulgação do resultado por escola, que agora levará em conta o percentual de estudantes daquela unidade de ensino que participou do exame.

A mudança pretende reduzir distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em que a participação dos alunos é pequena. Com isso, foram criados 4 grupos: participação acima de 75% ou igual, entre 50% e 75%, de 25% a 50% e inferior a 25%.

Os resultados de cada escola podem ser conferidos no site do Inep, pelo link: http://sistemasenem4.inep.gov.br/enemMediasEscola/

Classificação geral das escolas em Mato Grosso do Sul.
Classificação geral das escolas em Mato Grosso do Sul.
Melhores médias de escolas públicas de Campo Grande.
Melhores médias de escolas públicas de Campo Grande.
Melhores escolas particulares de Campo Grande.
(*) Reprodução Folha Online
Melhores escolas particulares de Campo Grande. (*) Reprodução Folha Online
Nos siga no Google Notícias