A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

12/09/2011 09:01

Escolas particulares de MS ocupam 90% das primeiras colocações no Enem 2010

Paula Vitorino

Situação precária do ensino público é constatada em todo país. Dados são do relatório divulgado hoje pelo Inep, que tem novidades para a avaliação das escolas

Mesmo com maioria no número de escolas inscritas no Enem 2010, com 1.207 públicas contra 338 particulares, as redes de ensino privadas de Mato Grosso do Sul conquistaram 90% das dez primeiras colocações do exame. Sete destas são da Capital e somente três de Dourados.

Apenas o Colégio Militar de Campo Grande representou o ensino público, ficando em terceiro lugar. Já a primeira colocação foi ocupada pelo colégio particular Bionatus.

As duas escolas ainda ocupam as primeiras colocações quando é analisada a melhor pontuação entre as particulares e públicas. O Bionatus teve 718,25 pontos e o Colégio Militar 700,99.

Já a diferença entre as segundas colocadas da rede pública e particular é maior. O Colégio Alexander Fleming teve 717,77 e a Escola Estadual Dom Aquino Correa (Amambai) precisou de 635,51 pontos para conquistar a segunda posição entre as públicas. Todas as escolas citadas com as melhores colocações tiveram taxa de participação dos alunos no exame superior a 75%.

A baixa pontuação das escolas públicas é semelhante em todo país. O ensino público foi responsável por 88% das matrículas do ensino médio e são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média nacional no Enem 2010.

De acordo com o levantamento da Agência Brasil, 96% dos estabelecimentos de ensino que tiveram desempenho inferior à média nacional na prova objetiva (511,21 pontos) são públicos. Esse dado descarta os colégios que tiveram participação inferior a 2% ou com menos de 10 alunos inscritos e, por esse motivo, não recebem uma nota final.

Os dados fazem parte do relatório divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais), com as médias de todas as 23,9 mil escolas que participaram do Enem 2010.

A novidade deste ano é o que órgão decidiu alterar o formato de divulgação do resultado por escola, que agora levará em conta o percentual de estudantes daquela unidade de ensino que participou do exame.

A mudança pretende reduzir distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em que a participação dos alunos é pequena. Com isso, foram criados 4 grupos: participação acima de 75% ou igual, entre 50% e 75%, de 25% a 50% e inferior a 25%.

Os resultados de cada escola podem ser conferidos no site do Inep, pelo link: http://sistemasenem4.inep.gov.br/enemMediasEscola/

Classificação geral das escolas em Mato Grosso do Sul. Classificação geral das escolas em Mato Grosso do Sul.
Melhores médias de escolas públicas de Campo Grande. Melhores médias de escolas públicas de Campo Grande.
Melhores escolas particulares de Campo Grande.
(*) Reprodução Folha OnlineMelhores escolas particulares de Campo Grande. (*) Reprodução Folha Online


Parem de reclamar , o importante é que todos tenham uma boa educação e tenham um papel na vida.
 
Giovana Lima em 27/03/2012 04:29:30
É sempre a mesma 'istória" com a escola pública...ocorre que a maioria dos professores das escolas particulares tem salários inferiores que a escola pública...fui professor por 23 anos em escola pública....sobrevivo com a aponsentadoria pois na rede particular o salário é de fome.A verdade é que salário de professor nunca foi o problema maior da educação e sim o "ambiente".
 
Juarez de Souza em 16/09/2011 09:57:31
Minha opinião é essa... Fui aluno do dombosco no ano de 2010 e fiz o enem. Do jeito que foi feito o resultado como q calculo esta completamente errado. Pois uma escola que teve mais de 300 aluno fazendo enem não aparecer nem entre as primeiras acho que tem alguma coisa de errada. Não é certo fazer esse tipo de comparação entre as escola sem querer desmerecer é nenhuma.
 
Bruno Mathos em 15/09/2011 07:17:40
É VERGONHOSO FAZER TAL COMPARAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS COM AS DEMAIS, , A DIFERENÇAO DO INVESTIMENTO É GRITANTE. ANTES DA ANÁLISE PROCUREM TER MAIS INFORMAÇÕES DOS TRABALHOS DAS ESCOLAS QUE SOBREVIVEM COM INVESTIMENTOS PEDAGÓGICOS PRECÁROS E AINDA ASSIM ESTÃO TENDO ÓTIMOS RESULTADOS DEVIDOS AOS TRABALHOS DOS PROFESSORES E COORDENADORES (ALGUNS)
 
vanda maria araújo braga pitteri em 13/09/2011 08:16:18
Concordo, comparar o escola militar com as outras, primeiro so estuda alunos selecionados, não qualquer um que estuda la, primeira precisa fazer uma avaliação concurso para entrar, parabens para as outras escolas publicas que aparecem a na classificação. escola militar é seletiva, ja vivi isso muitos anos atras...
 
Orivelto Marcos Dutka em 13/09/2011 01:32:00
E alguém achava que o resultado seria diferente, com a atenção e os investimentos do estado na educação a tendência é piorar. Do jeito que esta não dá . . . a educação publica tem que melhorar muito ainda para ficar ruim . . .
 
jose antonio em 12/09/2011 12:08:13
ENQUANTO OS PROFESSORES NÃO TIVEREM MAIS TEMPO PARA PLANEJAREM SUAS AULAS E OS PAIS NÃO COBRAREM MAIS ESTUDO DE SEUS FILHOS SERÁ MUITO DIFÍCIL O ENSINO NO ESTADO MELHORAR!!!É TANTA EXIGÊNCIA:TRABALHE TRÂNSITO,DENGUE,BULLYING,PROJETO DISSO E DAQUILO, FICA DIFÍCIL ENSINAR O BÁSICO E HAJA TEMPO P PREPARAR BOAS AULAS,CORRER ATRÁS DE CAPACITAÇÃO,LEITURAS,ETC
 
SUSY RANIÉRI em 12/09/2011 07:58:07
Tudo isso é rusultado da corrupção dos nossos representantes em todos os níveis; eles somente engordam seus bolsos. O povo precisa se atentar mais e cobrar atitudes sérias dos mesmos. Lembrando que os filhos dos tais estudam em escolas particulares pagas com a remuneração dos seus cargos adivindas do povo, isso guando não teem bolsas integrais, ou seja favores políticos.
 
alicio l rodrigues em 12/09/2011 07:29:38
Sou aluno do Colégio Militar, e sei o quanto nossa escola é de ótima qualidade, com professores disponíveis o dia todo para tirar as dúvidas dos alunos, preparando suas aulas para o dia seguinte. Nós alunos, reconhecemos o quanto isso foi importante para alcançarmos esse resultado. Com professores tendo q dar aula em 3 escolas às vezes e com os salários q ganham, fica muito difícil para as outras escolas terem um nível de aprendizagem melhor, alunos sem educação q não respeitam os professores, estão nem aí pra nada. SÓ A EDUCAÇÃO muda as pessoas. Precisamos de mais investimentos para o ensino público pra já.
 
Lucas Flávio Nery em 12/09/2011 07:15:24
O Colégio Militar não como as outras escolas públicas, é covardia querer comparar. A maioria dos alunos de lá fazem concurso para poder entrar, e o regime é totalmente militar, autoritarista, tendo como foco o estudo aprofundado.
 
Flávia Barbosa em 12/09/2011 07:00:24
Assim como as notas do IDEB mostra que as escolas de bairros com qualidade de vida inferior tem a pior nota, isto se repete no ENEM, vejam a localização destas notas e qualidade de vida do bairro. Duas coisas nos mostram, as escolas centrais com a mesma estrutura e mesma qualificação de professores das outras, os familiares também tem grande responsabilidade nisto.
 
Jorge Antônio em 12/09/2011 06:52:33
Esse pessoal do colégio militar tem que tirar o chapéu para eles, eles são feras mesmo.
 
jose corsine em 12/09/2011 04:39:12
Dia desses encontrei um garoto de uns 15 anos mais ou menos e ele me disse que estava vindo de um bairro bem distante a pé, pois iria ensaiar numa orquestra cujo projeto não possui como bancar o vale transporte. Carregava dois instrimentos de sopro
um nos ombros e outro nas mãosolhei para aquele garoto e fiquei questionando em silêncio o que o motivara, num dia de feriado, sol ardente, ir de encontro com aquele objetivo, ensaio de orquestra, a pé, só de chinelos, bermudão e camiseta, carregando tanto peso...
Depois de ler essa matéria, agora entendi, é um desejo que nimguém nem bem nem mal manda ou determina, VONTADE, E VEJO QUE É ISSO QUE FALTA EM NOSSA EDUCAÇÃO, POIS NA NOSSA VONTADE, QUEM DETERMINA O QUERER OU NÃO SOMOS NÓS MESMOS, PARABÉNS AS ESCOLAS QUE TIVERAM VONTADE DE CONTINUAR A FORMAÇÃO DE GRANDES HOMENS E MULHERES EM NOSSA SOCIEDADE, NEM TUDO ESTÁ PERDIDO.
 
sueli ramos dellgado em 12/09/2011 04:06:44
O resultado ta aí. Tem que melhorar o ensino. Não tem que reservar vaga para: negro, índio e etc... Tem mesmo que investir em educação. Só assim os direitos vão ser iguais para todos (se tiver reserva, como vai ser igual?).
 
Cida Barros em 12/09/2011 03:24:27
Parabéns à todos da Escola General Osório... " Alunos, pais, todo o corpo docente, coordenadores, diretores e o administrativos , que direto e indiretamente faz parte desse sucesso....... Profª Lúcia Aguiar ( Corpo docente da escola)


Mais sucessos 2011;;;;;;
 
Lúcia Aguiar em 12/09/2011 02:50:22
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions