ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Escolas públicas e Senai devem ampliar vagas pelo Pronatec em 2014

Viviane Oliveira | 01/02/2014 08:45
Uma das escolas estaduais, que oferece o Pronatec, em Campo Grande. (Foto: Marcos Erminio)
Uma das escolas estaduais, que oferece o Pronatec, em Campo Grande. (Foto: Marcos Erminio)

O Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) deve oferecer novas vagas este ano. O Senai (Serviço Nacional da Indústria) deve anunciar, na segunda-feira, a abertura de mais de 20 mil vagas no Estado. A Secretaria de Educação do Estado quer ampliar também a oferta, mas o número de alunos contemplados ainda depende de aval do MEC (Ministério da Educação).

Para este ano, a secretaria informou que ainda não foi disponibilizada uma data, pois os cursos iniciados em 2013 ainda não terminaram. Os 240 alunos da Escola Estadual João Greiner, por exemplo, terminam neste ano o curso técnico que começaram no ano passado. “Quando abre o curso na escola, as vagas são todas preenchidas”, diz a diretora Zulmira Gonçalves Miranda. No estado, 77 escolas estaduais oferecem o Pronatec, programa do Governo Federal.

Para quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 e não conseguiu entrar em uma faculdade poderá se inscrever no Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). A previsão é que as inscrições sejam abertas a partir de fevereiro.

No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas publicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Senat (Serviço Social do Transporte).

Na Capital - Em Campo Grande a Prefeitura abriu 160 vagas em nove cursos por meio do Pronatec. Os cursos oferecidos são: 20 vagas para recursos humanos, 30 vagas para operador de supermercados, 5 vagas para motorista de transporte de produtos perigosos, 20 vagas para auxiliar financeiro. Esses cursos vão começar no dia 10 de março.

Com início marcado para o dia 17 de março são os cursos oferecidos para mecânico de motores a diesel 15 vagas, mecânico de motocicleta 15 vagas, mecânico de automóveis leves 15 vagas, motorista de transporte de carga 15 vagas.

Quem ficou interessado pode fazer a pré-matrícula em qualquer unidade do CRAS (Centro de Referência de Asisistência Social) ou na sede da SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania de Campo Grande) até 10 dias antes do inicio das aulas. Confira os endereços dos Cras pelo site: http://www.pmcg.ms.gov.br/sas/canaisTexto?id_can=1996.

Quem pode se inscrever - As vagas gratuitas oferecidas no Programa são destinadas trabalhadores rurais, índios e quilombolas, menores que cumprem medidas socioeducativas, pessoas desempregadas, portadores de deficiência, beneficiários de programas federais de repasse de renda ou inscritas no CadÚnico, alunos de escolas públicas que cursam o Ensino Médio.

Nos siga no Google Notícias