ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Especialista orienta cuidados contra alto índice de raios ultravioleta

Fabiano Arruda | 29/11/2011 15:51

Com as altas temperaturas em Mato Grosso do Sul, a orientação é adotar precaução e cuidado com a exposição ao sol por conta do alto índice de raios ultravioleta, pede a meteorologista do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), Cátia Braga

Segundo informações do órgão, em algumas regiões do Estado, o IUV (Índice ultravioleta) estará com valores máximos entre 11 e 14, número considerado extremo.

No entanto, ainda conforme o Cemtec, por conta da nebulosidade, o valor do IUV pode cair em até 70%.

As principais orientações dos especialistas nestes casos são para que a população procure locais que ofereçam sombra, utilize boné e protetor solar.

A radiação ultravioleta é considerada essencial para a preservação do calor e a existência da vida, porém, por conta dos buracos na camada de ozônio, a exposição à radiação se tornou mais intensa. A exposição demasiada aos raios IUV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele.

Nesta terça, as temperaturas ficarão elevadas com máximas de 36°C em Bonito, Bela Vista, Aquidauana e 38°C em Corumbá.

A umidade relativa do ar também pode atingir níveis de alerta, pois deve ficará em torno de 35% na região pantaneira e entre 35 e 40% nas demais regiões.

Em Campo Grande não há previsão de chuva para hoje. A temperatura pode chegar a 33°C com umidade relativa em torno de 40%.

Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde o registro de baixa umidade do ar entre 12% a 20% é considerado de alerta e, inferior a 12%, estado de emergência. Entre 20 e 30% é definido como estado de atenção.

Nos siga no Google Notícias