ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Estudo aponta que a cada 10 horas um carro foi roubado no Estado em 2013

Francisco Júnior | 11/11/2014 11:14
Carros roubados recuperados pela polícia. (Foto: Arquivo Campo Grande News)
Carros roubados recuperados pela polícia. (Foto: Arquivo Campo Grande News)

Dados do 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que no ano de 2013 a cada 10 horas um carro foi roubado em Mato Grosso do Sul. O estudo foi divulgado nesta terça-feira em uma coletiva em São Paulo.

O levamento realizado compreende o mês de  dezembro de 2012 a dezembro de 2013. No Estado, as ocorrências de roubos de veículos quase não tiveram viariação de ano para outro. Em 2012, foram registrados 893 contra 896 no ano seguinte.

Em Mato Grosso do Sul, boa parte dos veículos roubados são levados para a Bolívia e Paraguai, países que fazem fronteira com o Estado. Nesse locais, geralmente são vendidos a preços baixos ou trocados por entorpecentes, como cocaína e maconha.

Baseados no estudo, o Estado é o sexto do país em menor número de ocorrências deste tipo, perdendo apenas para Amapá, Raraima, Acre, Tocantis e Paraíba. Lembrando que esses Estados tem as menores populações do país.

Para a realização do levatamento, a taxa de roubo de veículos foi calculada a partir da frota de veículos informada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)

Com relação ao roubo de cargas no território sul-matro-grossense a variação também foi pequena: em 2012 foram 12 crimes deste tipo, já em 2013 ocorreram 9 roubos.

O levatamento é baseado nas informações repassadas pelas secretarias de segurança de cada Estado a Senasp/MJ (Secretaria Nacional de Segurança) subordinada ao Ministério da Justiça. .Trata-se da mais importante e completa reunião de informações sobre a segurança pública do Brasil. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública apresenta os dados mais atuais sobre custo da violência, gastos de segurança pública, estatísticas de crimes e violência, efetivo de polícias e população prisional.

Nos siga no Google Notícias