ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Exames de zika serão obrigatórios em planos de saúde a partir de quarta-feira

Fernanda Mathias | 04/07/2016 07:34
O grupo prioritário para exames são gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita (Foto: Marcos Ermínio)
O grupo prioritário para exames são gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita (Foto: Marcos Ermínio)

A partir da próxima quarta-feira, 06 de julho, a cobertura obrigatória dos planos de saúde passa a incorporar exames para detecção de vírus zika, conforme norma da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Os exames previstos são o PCR (Polymerase Chain Reaction) para detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida.

Os exames deverão ser assegurados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo zika, os grupos considerados prioritários para detecção, diante da associação ao risco de microcefalia nas crianças, quando o cérebro delas não se desenvolve de maneira adequada.

Em fevereiro, a ANS reforçou que a cobertura do teste-rápido para dengue é obrigatória, assim como a do teste-rápido para chikungunya. Desde o ano 2000, os planos de saúde são obrigados a cobrir também a sorologia para dengue (pesquisa de anticorpos) e exames complementares que auxiliam o diagnóstico, como hemograma, contagem de plaquetas, dosagem de albumina sérica e transaminases.

Casos – Mato Grosso do Sul notificou 18 casos suspeitos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, dos quais dois foram confirmados, 14 descartados e dois ainda aguardam resultados. A última atualização dos dados foi feita em 1º de junho.

Nos siga no Google Notícias