ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Exames em suspeita de gripe suína são inconclusivos

Redação | 29/04/2009 19:35

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde do Estado, Eugênio Martins de Barros, o resultado do exame sobre gripe suína, feito a partir da amostra de mucosa de uma paciente com suspeitas da doença, em Campo Grande, é "inconclusivo". A informação também foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura da Capital.

Conforme nota oficial do Ministério da Saúde, subiu para 36 o número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil. Mato Grosso do Sul notificou até agora 2 suspeitas que só hoje foram computadas pelo Ministério.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), porém, não esclarece se uma delas é a de Três Lagoas, que foi descartada hoje, ou se é uma nova suspeita.

A tabela de notificações é dividida de acordo com o grau de possibilidade de ser realmente a doença. Os casos sul-mato-grossenses são, como outros 30 no País, de pessoas que estiveram em áreas afetadas e que apresentaram alguns sintomas, mas que não exatamente os preconizados pelo Ministério da Saúde.

Um caso de Minas Gerais e outro do Rio de Janeiro são os únicos que preocupam mais, pelo quadro semelhante aos confirmados do vírus influenza suína. Mesmo que tenha apresentado a presença do vírus, só isso não indica que seja o que causa a gripe suína.

Na manhã desta quarta-feira, a OMS (Organização Mundial de Sáude) disponibilizou aos países o sequenciamento genético do vírus causador da influenza suína em humanos. Mas só no prazo de 10 dias o Brasil poderá realizar exames específicos para detectar a doença, em três laboratórios públicos: Instituto Evandro Chagas (PA), Instituto Adolf Lutz (SP) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ).

Na Capital, o exame da mulher com sintomas de gripe não teve resultado definitivo no Lacen (Laboratório Central) e deverá ser encaminhado ao Instituto Adolf Lutz para análise mais detalhada no futuro.

Em caso de resultado positivo, haverá ainda uma contraprova. A paciente retornou há 15 dias dos Estados Unidos e apresentou sintomas da doença. Apesar de recuperada, permanece isolada em casa.

Para o Ministério da Saúde, um caso suspeito de influenza suína é caracterizado por: apresentar febre alta de maneira repentina (acima de 38ºC) e tosse, podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes sintomas: dificuldade respiratória e dor de cabeça, musculares e nas articulações; ter apresentado sintomas até 10 dias após sair de áreas afetadas pela doença; ter tido contato próximo, nos últimos dez dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito de influenza suína.

O Ministério não recomenda que a população tome medicamentos por conta própria. A automedicação pode mascarar ou atenuar sintomas, além de provocar resistência ao medicamento específico para influenza.

Nos siga no Google Notícias