ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Falhas no saneamento causam surtos de doenças em 26 cidades de MS

Vinte e um tiveram epidemias de dengue, 7 do zika vírus e 7 da febre chikungunya

Anahi Zurutuza | 19/09/2018 11:07
Mosquito transmite dengue, zika e chikungunya. (Foto: Genilton Vieira/Fiocruz Imagens)
Mosquito transmite dengue, zika e chikungunya. (Foto: Genilton Vieira/Fiocruz Imagens)

Em 2017, 34,7% dos 5.570 municípios brasileiros relataram casos de endemia ou de epidemia de doenças relacionadas a condições deficientes de saneamento básico. No Mato Grosso do Sul, 26 cidades tiveram surtos.

As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti são as que fizeram vítimas em mais municípios, conforme u suplemento Aspectos gerais da gestão da política de saneamento básico, da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, a Munic 2017, divulgados nesta quarta-feira (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Dos 26, 21 tiveram epidemias de dengue, 7 de zika vírus e 7 de chikungunya. Conforme boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde), em 2017, 6.201 tiveram dengue em Mato Grosso do Sul).

Os surtos de diarreia foram notificados em 9 cidades de Mato Grosso do Sul, 9 municípios tiveram pessoas com doenças do aparelho respiratório ligadas às falhas no sistema de saneamento, 4 casos de hepatite e 3 população com verminoses. Dermatites, tifo e difiteria foram registradas em ao menos 1 localidade.

“Dengue e diarreia foram as duas doenças mais mencionadas pelos municípios. Isso é falta de saneamento? Não necessariamente. Talvez seja falta de aprimorar um pouco mais os cuidados municipais. Mas a gente tem que prestar atenção também que não é só a gestão pública municipal que tem que fazer o serviço, existe uma parte do cidadão também nessa história toda”, afirmou Vânia Pacheco, gerente da Munic, à Agência Brasil, citando atenção do cidadão para não jogar lixo na rua ou deixar água acumulada.

País - A dengue foi a doença mais citada no Brasil, com registro em 1.501 cidades, ou 26,9% do total, seguida da diarreia, com 23,1%.

Em terceiro lugar, aparecem as verminoses e a chikungunya, com registro em 17,2% municípios cada, e depois zika, notificada por 14,6% das prefeituras.

Nos siga no Google Notícias