ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Falta de leitos é entrave para internação de dependentes

Redação | 22/05/2009 19:38

Entidades que trabalham com usuários de drogas e álcool reclamam da falta de leitos em Mato Grosso do Sul para atender a demanda existente no Estado. O relato foi feito na manhã desta sexta-feira, durante audiência pública proposta pelo deputado Pedro Kemp (PT) sobre "Saúde Mental e Redução de Danos", por funcionários do Hospital Nosso Lar, unidade de referência em MS para os casos em que há necessidade de internação dos dependentes químicos.

Conforme a assistente social Vânia Carla Bogalho, muitas famílias ligam para "implorar" uma vaga, contudo, dos 160 leitos do hospital apenas 32 são destinados aos usuários sendo que não há área específica para eles. Por conta disso, muitos acabam indo embora.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, na macro-região de Campo Grande, que compreende 11 municípios de Mato Grosso do Sul, existem 71 leitos disponíveis; já na região de Dourados que abrange outras 13 cidades do Estado, o número cai para 27. E em Três Lagoas, há 23 leitos que recebem a demanda de 4 municípios.

E o quadro é caótico ainda mais, se somando à informação de que no Estado existem apenas 4 CAPS/AD (Centros de Atendimento Psico-Sensorial Álcool e Drogas). As unidades são responsáveis por acompanhar e contribuir no tratamento desses usuários e se tornaram ferramentas importantes para a reabilitação dos dependentes.

Discussões apontam, no entanto, que a internação de usuários de droga e álcool deve ser superada e de que o tratamento precisa preservar o vínculo familiar e todas as relações sociais. Participaram do encontro ainda o secretário Municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a coordenadora do CAPS-AD Campo Grande, Maria Beatriz Almeidinha e o consultor técnico do programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde e presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos, Domiciano Siqueira.

Nos siga no Google Notícias