A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

05/05/2008 12:40

Falta de sangue no estoque coloca Hemosul em alerta

Redação

O Hemosul está em alerta. Estão em falta a maioria dos sangues raros, colocando em risco o atendimento a pacientes de emergência e, em especial, as cirurgias eletivas. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o apelo à população é, justamente, para evitar problema de abastecimento de sangue nos hospitais de Campo Grande.

A demanda por sangue foi maior durante o feriado para atender pessoas feridas em acidente. Somente nas rodovias federais, 46 pessoas ficaram. Houve outros 12 em rodovias estaduais.

Hoje, há tipos de sangue que não têm nenhuma bolsa no estoque do Hemosul, como é o caso do B negativo. O tipo AB positivo tem uma bolsa. Há somente três do tipo O negativo e outras três de A negativo. Também é baixo o estoque do tipo O positivo. Estes tipos de sangue são raros, conforme a assessoria de imprensa do órgão. A situação preocupa em caso de emergências.

O Hemosul tem feito campanhas junto a escolas como forma de estimular a doação. Estratégia semelhante tem usado o Hospital Universitário, que vai promover uma gincana entre os estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para manter os níveis de sangue necessários aos pacientes da instituição.

Serviço

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions