ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Falta do Plano de Manejo facilita ocupação do parque

Redação | 11/08/2009 14:55

A falta do Plano de Manejo do Parque Estadual do Prosa favorece a ocupação desordenada do Parque dos Poderes, considerada como "zona de amortecimento" da área de conservação ambiental.

Segundo o gerente de unidades de conservação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Leonardo Tostes Palma, na região têm de ser respeitadas regras para que o Parque do Prosa não sofra impactos negativos, que anteriormente era tratado como reserva ambiental, e foi criado oficialmente em 2002.

A partir desta data, constitucionalmente, o prazo seria de cinco anos para a publicação do Plano de Manejo do Parque do Prosa em Diário Oficial, o que até hoje não ocorreu.

De acordo com o gerente, alguns problemas são cruciais para a ocupação desordenada do Parque dos Poderes. O primeiro deles é que a maioria das zonas de amortecimento, que funcionam como cinturões de proteção, em outras cidades, fica na zona rural, o que não acontece em Campo Grande.

Desta forma, a prefeitura tem liberdade de conceder licenças ambientais sem a anuência do Estado. Entretanto, segundo Leonardo Tostes, seria prudente que as duas esferas administrativas trabalhassem juntas, já que o Plano Diretor da cidade é muito amplo e não restringe a ocupação habitacional no Parque dos Poderes.

Para discutir esta questão, foi criado um grupo de trabalho, composto por técnicos do Planurb e do Imasul. Eles tentarão entrar num consenso, para que o Plano de Manejo do Parque do Prosa seja fechado com as diretrizes apontadas pelas duas esferas de poder.

Além de delimitar o território da zona de amortecimento, o Plano de Manejo do Parque do Prosa vai impor regras para a ocupação do Parque dos Poderes, captação de águas pluviais, esgotamento sanitário e outras medidas que visem preservar a unidade de conservação ambiental.

O Parque Estadual do Prosa Possui área de 135 hectares onde ficam nascentes importantes, como do córrego Desbarrancado e do Joaquim Português. Dispõe de trilhas para prática de esportes radicais e também abriga o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Está localizado no domínio dos Cerrados (chapadões recobertos por cerrado e penetrados por florestas e galerias) e pertence à bacia do Paraná. O parque apresenta basicamente três formações vegetacionais: Cerrado, Cerradão e Mata Ciliar.

Fiscalização

Nos siga no Google Notícias