Turismo ainda tenta adiar cobrança de taxa ambiental em Bonito
Agências relatam falta de suporte, aumento no tempo de atendimento e dificuldades para emitir vouchers
O setor turístico de Bonito ainda está na expectativa do adiamento da cobrança da TCA (Taxa de Conservação Ambiental), que entrou em vigor no sábado passado (20 de dezembro). A avaliação é da secretária da Abaetur (Associação Bonitense das Agências de Turismo), Rosane Pedroso, que relata aumento expressivo no tempo de atendimento e transtornos diários para agências e turistas por conta de dúvidas, falhas no sistema e falta de suporte oficial do município.
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Mesmo antes de entrar em vigor, três entidades se uniram e entraram com ação na Justiça de Bonito para tentar adiar a cobrança. São elas a Abaetur, ABH (Associação Bonitense de Hotelaria) e AGTB (Associação dos Guias de Turismo de Bonito). O pedido é para que a taxação seja implementada somente após o Carnaval ou a partir de março, na baixa temporada, medida que garantiria tempo para que o sistema estivesse totalmente operacional e com respaldo oficial do município. O caso segue na Justiça e as entidades estudam entrar com um pedido emergencial para garantir o adiamento.
Segundo Rosane, um advogado prepara uma ação emergencial, reunindo os erros registrados desde o início da cobrança. Entre as queixas está também a aplicação da taxa a turistas que já haviam fechado pacotes anteriormente, o que, na avaliação do setor, é inconstitucional. “Nós queríamos que fosse adiado para ajustar o sistema e trabalhar de forma eficiente”, concluiu.
Para visitar os atrativos, o turista precisa fazer agendamento e compra por meio das agências, procedimento que já era rotineiro. Com a nova regra, no entanto, as vendas só podem ser concluídas após o pagamento da taxa de R$15 por dia de passeio. Segundo Rosane, o problema é que o sistema não estava totalmente finalizado quando a cobrança começou, o que tem prejudicado a emissão de vouchers mesmo após o pagamento.
“Não somos contra a taxa. Sabemos que ela é necessária, tem um estudo muito bom por trás. O nosso questionamento é a forma como foi implantada. Do jeito que está, está insalubre”, afirma. De acordo com ela, há casos em que o turista paga, mas o sistema não dá baixa, travando a venda. “A gente não consegue emitir o voucher e acaba assumindo um trabalho que seria da prefeitura.”
Falta de Suporte - Segundo a secretária, não há um serviço oficial de suporte disponibilizado pelo município para resolver os problemas, o que gera lentidão na solução de cada caso e as agências têm resolvido caso a caso por meio de contato via WhatsApp com autoridades. A situação se agravou, conforme relata, porque a prefeitura está em recesso desde 20 de dezembro, deixando as agências sem qualquer apoio técnico. Hoje, Bonito tem 55 agências de turismo ativas.
Rosane aponta que o tempo de atendimento ao cliente aumentou em cerca de 60%, já que a venda não pode ser finalizada sem a taxa. Por enquanto, o sistema também não aceita cartão internacional e, segundo ela, transfere às agências um trabalho para o qual não há contrato com a prefeitura. “Estão terceirizando para nós um serviço que não é nosso”, diz.
Outro ponto levantado é a falta de clareza sobre o uso dos recursos. Dentro do valor cobrado, 20% seriam destinados a seguro de vida, mas, segundo a ABAETUR, não há orientação sobre a quem recorrer em caso de ocorrência. “As agências não sabem quem acionar”, relata.
Suporte - Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Bonito contesta a informação de que não há suporte, pois o atendimento às dúvidas tem sido feito pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Ainda de acordo com o município, a equipe de suporte realizou cerca de 120 atendimentos nas últimas 48 horas, sendo que as principais demandas estiveram relacionadas a dificuldades no processo de cadastro e solicitações de alteração de data por parte dos usuários.
A prefeitura afirma que acompanha o desempenho do sistema em tempo real e que ajustes pontuais seguem sendo realizados para aprimorar a plataforma e a experiência tanto dos visitantes quanto do trade turístico. Em relação ao suporte, o Executivo municipal destaca que, mesmo durante o recesso, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico permanece de plantão, prestando atendimento contínuo às agências ao longo do dia.
Balanço - A Prefeitura informou que o sistema Turista por Natureza registrou, nas últimas 48 horas, 5.132 pessoas cadastradas, o que, segundo o município, demonstra ampla adesão e bom funcionamento da plataforma. Do total, 2.150 cadastros foram realizados diretamente pelos próprios visitantes, enquanto 2.982 ocorreram por meio das agências de turismo credenciadas. No mesmo período, conforme os dados repassados pela administração municipal, foram processados 1.634 pagamentos e emitidos 2.613 vouchers de acesso aos atrativos turísticos. Para a prefeitura, os números evidenciam estabilidade e funcionalidade do sistema implantado para operacionalizar a cobrança da taxa ambiental.
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