ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Jacini diz que falta estrutura para criação de batalhões em MS

Fabiano Arruda e Ítalo Milhomem | 03/03/2011 12:11

Secretário diz que estudos sobre o assunto ainda estão sendo feitos

Cigcoe pode virar Bope. (Foto: Arquivo/João Garrigó)
Cigcoe pode virar Bope. (Foto: Arquivo/João Garrigó)

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, afirmou nesta manhã, em Campo Grande, que falta estrutura para criação de batalhões em Mato Grosso do Sul.

Algumas companhias da Polícia Militar podem ser transformadas em batalhões, com estruturas maiores, como a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), e a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações especiais), que passaria a ser chamada de Bope (Batalhão de Operações Especiais).

No entanto, segundo Jacini, para que isso ocorra é preciso um número mínimo de viaturas, policiais, armamentos e equipamentos. Na sede da Cigcoe, chegou a ser pintada a inscrição Bope, mas o projeto foi vetado pelo secretário nesta semana.

O secretário pontua que esta estrutura é necessária para que o batalhão não seja criado apenas no papel e que a unidade reverta benefícios à população.

“Só estaríamos aumentando a estrutura sem o efetivo necessário”, explicou o secretário, sobre a não criação dos batalhões até o momento.

Questionado sobre o veto de a Cigcoe passar a se chamar Bope, o secretário voltou a explicar que são apenas por questões estruturais. Explicou que estudos continuam sendo feitos para a criação de batalhões e admitiu que a Cigcoe poderá ganhar a nova nomenclatura.

Efetivo - O titular da Sejusp ressaltou ainda que, só no ano passado, foram incorporados 1,6 mil policiais, entre civis e militares, contudo, as corporações sofreram baixas com aposentadorias em 2010. O secretário não soube precisar o número de aposentadorias.

Ele também destacou que alguns policiais mais velhos que atuam no policiamento na rua foram substituídos por servidores mais jovens, por conta da melhor condição de preparo físico.

Nos siga no Google Notícias