ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Falta profissional de engenharia em MS e mais de 40% são importados

Viviane Oliveira | 25/09/2011 09:13

“Hoje falta no mercado em todo Brasil aproximadamente 30 mil profissionais”, diz presidente em exercício do Crea

Está faltando profissional de engenharia em Mato Grosso do Sul. Levantamento do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia) 58% dos profissionais registrados na instituição são graduados no Estado, o restante precisa vir de fora para atender a demanda do mercado.

Este cenário foi traçado durante a semana passada na palestra Jovem Aprendiz: Semente do Futuro, que a Enersul realizou para levar a um grupo de 170 estudantes do Senai mais oportunidade para todos pensarem sobre seu futuro profissional.

A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental da Concessionária que, apresentou aos jovens as oportunidades de atuação profissional em carreiras tecnológicas ligadas ao setor elétrico.

No Mato Grosso do Sul tem 15 mil profissionais ativos, e segundo o presente ainda falta para suprir a necessidade da demanda.
No Mato Grosso do Sul tem 15 mil profissionais ativos, e segundo o presente ainda falta para suprir a necessidade da demanda.

De acordo com o presidente em exercício do Crea, Domingos Saib Neto, em função do cenário de desenvolvimento que vive Mato Grosso do Sul, hoje falta no mercado profissionais da área.

O presidente explica que em média 160 mil acadêmicos entram nas universidades em todo Brasil. Por ano conclui o curso cerca de 31 mil alunos. “Só no Mato Grosso do Sul temos 15 mil profissionais ativos e ainda falta para suprir a necessidade, agora você imagina esse número para atender a demanda do Brasil todo”, questiona.

Segundo ele, falta no mercado 30 mil profissionais na área da construção civil, arquitetura e agronomia.

Domingos explica que no Estado a construção civil está com mercado aquecido. “São muitas obras do município, Estado e do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Fora as construções privadas que crescem a cada dia”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias