ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Falta recurso para plantar, se queixam Guarani-Kaiowá

Nícholas Vasconcelos | 10/11/2012 14:01
Guarani-Kaiowá ouvidos pelo Datafolha apontaram a falta de terra como principal dificuldade. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Guarani-Kaiowá ouvidos pelo Datafolha apontaram a falta de terra como principal dificuldade. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A falta de recursos para plantar é a principal dificuldade enfrentada pelos índios guarani-kaiowá em Mato Grosso do Sul, conforme apontou pesquisa do instituto Datafolha publicada hoje no jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o jornal, foram entrevistados 88 guarani-kaiowá, de um total de 1.222 que participaram da pesquisa. No total 20 etnias foram ouvidas no país.

De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados afirmaram que o tamanho das terras em que vivem é menor que o necessário. Dos ouvidos, 99% caçam e 51% pescam, sendo que metade deles considera que se alimenta menos do que o necessário.

Cerca de 57% dos ouvidos consideraram a atuação da Funai (Fundação Nacional do Índio) como muito importante para aldeia e que a doação de cestas básicas assim como a construção de casas seriam medidas governamentais que melhorariam a vida nas aldeias.

Entre os problemas de saúde aparecem a tuberculose e o diabetes. Para o instituto, 34% dos guarani-kaiowás afirmaram consumir bebida alcoólica.

O jornal afirma que o levantamento não tem valor estatístico, apenas ilustra a situação indígena e aponta ainda a fome, drogas e falta de moradia como pontos problemáticos. Entre os problemas pessoais aparecem a falta de trabalho e moradia.

Nos siga no Google Notícias