A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

05/08/2009 08:06

Famasul consegue suspender trabalho para demarcações

Redação

A Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul) conseguiu suspender, na Justiça Federal, as vistorias da Funai (Fundação Nacional do Índio) para demarcação de terras em municípios sul-mato-grossenses.

A entidade ingressou com a ação em novembro do ano passado, mas o pedido de suspensão foi negado em primeira instância. No TRF (Tribunal Regional Federal) a decisão favorável aos produtores rurais veio no dia 22 de julho.

O advogado da Federação, Gustavo Passarelli, explica que a decisão do TRF suspende o processo de identificação e demarcação administrativa de terras nos 26 municípios do cone sul de Mato Grosso do Sul, até que fiquem esclarecidos os pontos determinados pelo STF como condições para demarcação, elencados na sentença do processo sobre reserva Raposa-Serra do Sol, em Roraima.

"No processo de Raposa-Serra do Sol e Funai impôs uma série de restrições que tornam os processos de demarcações de terras inviáveis em Mato Grosso do Sul", destaca o advogado.

Uma das regras é a definição de marco temporal, em outubro 1988, "o que significa que só áreas ocupadas pelos índios até esse ano podem ser demarcadas", argumenta o advogado da Famasul.

Segundo a entidade, estudo sobre a história das propriedades no Estado, mostra que elas foram adquiradas entre 1890 até a década de 40, o que comprovaria que nenhum indígena ocupava esses territórios até 88. "Para quê iniciar o processo, se o próprio STF já estabeleceu essa regra que inviabiliza a demarcação aqui.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions