ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Famasul discute com Funai situação de índios na 163

Redação | 24/09/2009 19:52

A situação dos índios que estão acampados na BR-163 foi tema de reunião, hoje, entre a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e a Funai (Fundação Nacional do Índio). O encontro aconteceu às 15h30, em Dourados.

Segundo o presidente da Famasul, Ademar da Silva Junior, os índios estão correm risco de ser atropelados e até mesmo de contrair alguma doença no local. Por isso, uma sugestão de Ademar é que o acampamento seja transferido para a região do Panambi.

"Saímos da reunião com a garantia de que a Funai vai conversar com as lideranças indígenas para tentar levá-los para suas aldeias de origem até que toda a questão jurídica das demarcações possa ser resolvida", ressaltou Junior.

Uma das propostas da Famasul foi propiciar assistência para que os índios possam formar um novo acampamento na aldeia Panambi. Para isso, até mesmo a infraestrutura necessária contará com a ajuda do órgão.

E a preocupação da Famasul não foi levada apenas à Funai, mas também à PF (Polícia Federal). O assunto também deverá ser debatido no Ministério Público.

Participaram da reunião Ademar, o vice-presidente da Famasul Eduardo Correa Riedel e a administradora executiva regional da Funai no Conesul, Margarida de Fátima Nicoletti.

Nos siga no Google Notícias