ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Família de jovem chora e vibra com a maior nota de matemática no Enem

Ricardo Campos Jr. | 16/01/2015 17:48
Rafael Tostes, melhor nota do Brasil em Matemática e suas Tecnologias (Foto: arquivo pessoal)
Rafael Tostes, melhor nota do Brasil em Matemática e suas Tecnologias (Foto: arquivo pessoal)

Determinação, dedicação, esforço, sacrifício. Apenas algumas das palavras possíveis para descrever o estudante campo-grandense Rafael Tostes, 18 anos, que obteve a melhor nota do país na prova de Matemática e suas Tecnologias no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A média geral de 870 já tem destino definido: o curso de economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). No entanto, esse não é o sonho do jovem, mas uma espécie de plano B. O objetivo mesmo é passar na USP ou Unicamp, cujos resultados dos vestibulares devem sair até o fim do mês.

“Os vestibulares dessas duas instituições têm um nível muito mais avançado. Meu desempenho com certeza não foi tão bom quanto no Enem, mas também não foi tão ruim. Acredito que dê para eu passar em um deles”, afirma.

Isso não significa que o recorde tenha passado em branco. “Eu olhei o resultado junto com a minha mãe e com a minha irmã. Nós ficamos bem surpresos, levamos um susto muito grande. Eu sabia que tinha ido bem, mas não esperava que fosse a maior nota. Minha mãe gritou, chorou, ficou animada e minha irmã também. Nós comemoramos. Falamos no grupo da família no WhattsApp, falei com meu pai, com meus amigos e contamos para a equipe do colégio”, relata.

Não foi um caminho fácil e Tostes conta que chegou até a perder peso durante o ano em que a rotina de estudos muitas vezes subjugava a alimentação adequada e a ida na academia. Final de semana com os amigos? Nem pensar. Eram dias para ficar em casa, esfriar a cabeça, sair um pouco dos livros. De segunda a sexta, segundo ele, cursinho das 7h às 19h.

Hoje, ele serve como modelo para a irmã mais nova. “Ela estuda bastante e está no caminho certo. Ela admira bastante o que eu faço. Acho que sou um bom exemplo”, conta.

Na trajetória rumo à sonhada faculdade de economia, Tostes chegou a prestar o Enem após o terceiro ano em 2013. Com um resultado abaixo do esperado, não desistiu e passou 2014 estudando para atingir a meta. Agora, prestes a ingressar em uma faculdade longe de casa, já começa a deixar saudades entre os familiares.

“Minha mãe esta com o coração bem apertado. Sou o primeiro filho que vai sair de casa, mas ela me apóia”.

Nos siga no Google Notícias