ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Fazendeiro quer do MPF resposta para acordo com índios

Viviane Oliveira | 04/07/2013 19:52

O fazendeiro Nilton Carvalho, proprietário da Fazenda Esperança em Aquidauana, ocupada por índios terena desde o dia 30 de maio, agendou uma audiência para às 14h desta sexta-feira (5) com o procurador da República Emerson Kalif.

Ele quer que o MPF (Ministério Público Federal) interceda para que a comunidade indígena deixe a propriedade, sem que seja necessário o uso da força física.

De acordo com o advogado dele, Sérgio Muritiba, a intenção é que o MPF e a Funai (Fundação Nacional do Índio) interceda para que a comunidade cumpra a reintegração de posse sem precisar da intervenção da Polícia.

“Hoje o procurador esteve na aldeia conversando com os índios e a nossa intenção é saber o resultado dessa conversa”, disse o advogado.

Nilton afirma que quer pelo menos retirar as 3.500 cabeças de gado e os maquinários que estão na propriedade. “Tudo vai depender da conversa e da boa vontade dos índios”, diz.

Ontem (3), foi recebido pela Justiça um recurso para derrubar a liminar que concedeu reintegração de posse da Fazenda Esperança, em Aquidauana. A Funai, o MPF e a AGU (Advocacia-Geral da União) entraram com o pedido e aguardam o julgamento dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado. De acordo com o advogado dos indígenas, Luiz Henrique Eloy, a decisão deve sair nesta sexta-feira.

A Polícia Federal foi oficiada na última sexta-feira (28) e, conforme a assessoria de imprensa, está trabalhando no planejamento da ação. A data e horário da ida dos policiais não foi divulgada pela corporação.

Nos siga no Google Notícias