ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Fiems aponta déficit de qualificação profissional em MS

Redação | 05/08/2008 20:43

Um levantamento feito pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) apontou a necessidade 33 mil trabalhadores qualificados até 2010, no Estado.

O levantamento é resultado de uma pesquisa realizada entre outubro de 2007 a janeiro deste ano pelo Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e foi divulgado hoje pelo diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck.

Na avaliação dele, o levantamento traça o perfil de trabalhador que a indústria precisa para que o Senai possa reestruturar cursos e reformular a questão pedagógica.

A Pesquisa apontou que as atividades econômicas com maior necessidade de qualificação de mão-de-obra são, pela ordem, setor têxtil e vestuário, couro e artefatos de couro, cerâmica, extração e transformação de metais, madeira e mobiliário, alimentação e construção civil.

O levantamento foi feito junto a 120 empresas de pequeno, médio e grande porte. Nas entrevistas, 63,3% empresas que afirmaram possuir planos de expansão ou modernização para os próximos dois anos. Desse total, 71% afirmaram que o quadro de pessoal deve ser ampliado em decorrência disso.

Nos siga no Google Notícias