A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

24/03/2009 18:45

Funai fica tumultuada após retirada de mudas da Agraer

Redação

Um grupo de índios da aldeia Córrego do Meio, situada em Sidrolândia, tumultuou há pouco a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Campo Grande. O cacique eleito Messias Sol Dias reclamou que mudas concedidas pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) foram retiradas do órgão pelo ex-cacique Elizor Gabriel, que perdeu a última eleição.

A atitude de Elizor provocou revolta em Messias em todo o grupo que apoiou sua eleição. Ele tomou posse no dia 15 de março.

Messias quer que Joãzinho da Silva, coordenador da Funai, intervenha nesse impasse que está prejudicando os habitantes da aldeia. Segundo o atual cacique, Elizor não tinha o direito de pegar as mudas na Agraer.

O maior agravante, segundo Messias, foi saber pela Agraer que a Funai havia consentido que Elizor retirasse as mudas do local. Por conta disso, Messias e seu grupo de apoio vieram a Capital para esclarecer o impasse.

Joãozinho da Silva não quis comentar o assunto com a imprensa e se reuniu a portas fechadas com os índios. Eles chegaram a Campo Grande por volta das 16h.

Segundo Messias, não existe um cronograma temporal de eleição, sendo que o pleito pode ser realizado à medida que a maioria dos moradores da aldeia concorde, mediante realização de assembleia.

Messias afirmou que essa situação tirou sua legitimidade para agir em nome da comunidade e isso precisa ser revisto por Joãozinho da Silva. "A comunidade ficou revoltada em saber que o ex-cacique pegou as mudas e eu, que sou o atual, não peguei", reclamou.

Por causa de toda essa confusão, na segunda-feira, durante a manhã, vai acontecer uma reunião entre Elizor, Messias, Joãozinho e o chefe do posto da Funai em Sidrolândia, Samuel Dias. A reunião visa resolver a questão de disputa dentro da aldeia.

Carro roubado no Rio de Janeiro é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...
Recesso de fim de ano começa nesta semana no Judiciário e Legislativo
Na reta final de 2017, para alguns servidores a "folguinha" das festas começa mais cedo. Em orgãos Estaduais e Federais de Mato Grosso do Sul, tem re...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions