ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Funai tem 18 dias para remover índios em Rio Brilhante

Redação | 07/08/2009 10:17

Vence no dia 26 deste mês o prazo de 90 dias dado pela desembargadora Marli Ferreira, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, para a Funai arrumar uma área para instalação dos 130 índios guarani-kaiowá que ocupam parte da fazenda Santo Antônio de Nova Esperança, em Rio Brilhante, desde fevereiro de 2008.

Em maio, às vésperas da data marcada para para a remoção dos índios, a desembargadora suspendeu o despejo a pedido do MPF (Ministério Público Federal) e deu "prazo improrrogável de 90 dias" para a Funai realizar estudos antropológicos na fazenda e arrumar outra área para instalação das famílias. Entretanto, até agora a Funai não fez a retirada das 36 famílias que antes de ocuparem a fazenda pertenciam à aldeia Panambi, em Douradina.

A suspensão dos estudos antropológicos em 26 municípios sul-mato-grossenses, determinada no dia 22 de julho pelo desembargador Luiz Stephanini e anunciada nesta semana pela Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária), preocupa os índios que ocupam a fazenda Santo Antonio de Nova Esperança.

"A gente achava que os estudos iam começar, mas até agora ninguém veio aqui fazer nada. Temos um prazo para sair daqui e não sabemos para onde vamos, com todas as crianças. Nossa vida é viver em barracos. De lá pra cá, de cá para lá", disse o cacique José Barbosa de Almeida, o Zezinho, segundo nota divulgada nesta sexta-feira pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário). De acordo com a assessoria do Cimi, hoje o cacique deve procurar o MPF (Ministério Público Federal) para saber como fica a situação do grupo.

Nos siga no Google Notícias