ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Funasa: Jovem guarani é principal vítima de suicídio

Redação | 06/01/2008 19:06

Dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) mostram que, em 2007, suicídios mataram tanto quanto tiros ou facadas em Mato Grosso do Sul. Segundo a Funasa, 35 índios guaranis tiraram a própria vida - a maioria deles enforcados nas aldeias onde vivem. O número é o mesmo que o de homicídios de indígenas registrados no Estado entre janeiro e outubro do ano passado.

A taxa de suicídios entre os guaranis chega perto de um caso para cada grupo de mil pessoas, algo em torno de 20 vezes a mais a média nacional, de 5,7 para cada grupo de 100 mil habitantes. Na China, o país com a maior média de suicídios no mundo, o índice é de 16 mortes a cada 100 mil pessoas.

O fenômeno da morte entre os índios não é novo e vem sendo registrado há décadas e especialistas o relacionam com a extinção do modo tradicional de vida do povo.

Para o coordenador técnico do Distrito Sanitário Indígena da Funasa em Mato Grosso do Sul, Zelik Trajber, "é uma desproporção muito absurda, o suicídio é um problema de saúde pública e, ao contrário do que acontece com os não índios, o maior número de suicídios não acontece entre os velhos, mas entre jovens guaranis com idades entre 15 e 19 anos, mas já registramos até mais jovens que isso".

Nos siga no Google Notícias