ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Funcionários da Eletrosul também paralisam as atividades nesta terça-feira

Além da empresa de distribuição de eletricidade, os funcionários da MS Gás também interromperam as atividades hoje

Bruna Kaspary | 03/10/2017 09:30
Funcionários da Eletrosul paralisaram contra a privatização da empresa (Foto: Marina Pacheco)
Funcionários da Eletrosul paralisaram contra a privatização da empresa (Foto: Marina Pacheco)

Protestando contra uma possível privatização e tendo como marco o Dia de Luta pela Soberania Nacional, os funcionários da Eletrosul paralisaram as atividades nessa terça-feira. Ainda não há uma confirmação sobre a licitação necessária para definição dos novos responsáveis pela a empresa, mas segundo a presidente do Sinergia - MS (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia no Estado de Mato Grosso do Sul).

A privatização que está em discussão é da Eletrobras, empresa pela qual a Eletrosul é subsidiária. Se a companhia nacional for realmente desestatizada, a instituição que atua em Mato Grosso do Sul também passará a ser privada.

"É uma especulação que já está com o caminho andado", entende Elizete Figueira de Almeida, presidente do Sinergia – MS. Ela, que é funcionária da Energisa, empresa que já foi estatal, com o nome de Enersul, e hoje está privatizada, lembra que se seguir a mesma regra, a tendência é que a qualidade da prestação de serviço decaia. "A gente sabe que a privatização não traz benefícios, um exemplo disso é a Enersul, que não houve redução na taxa de energia, que houve a precarização do serviço e desvalorização dos funcionários".

Ela também lembra que desde a privatização da empresa há uma rotatividade grande de funcionários, que enquanto estatal, são todos concursados. "O que percebemos de todas as privatizações é a demissão e redução salarial. Eles demitem os que já estão na empresa para contratar mão de obra mais barata, assim tem queda na prestação de serviços".

Sobre a possibilidade de a paralisação permanecer por mais dias, Elizete explica que a de hoje acontece nacionalmente, mas amanhã as atividades voltam ao normal. "Conforme foi avançando as negociações e não houver nenhuma sensibilização do governo, pode ser que a gente paralise sem data".

Conforme a Eletrobras, o modelo de privatização ainda não está fechado, por isso ainda não começou o processo de licitação que escolherá quem irá administrar a concessionária.

Nos siga no Google Notícias