ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Com medo de privatização, funcionários da MSGás fazem paralisação

Ricardo Campos Jr. e Bruna Kaspary | 03/10/2017 09:00
Funcionários da MSGás fazem protesto em frente à empresa (Foto: Marina Pacheco)
Funcionários da MSGás fazem protesto em frente à empresa (Foto: Marina Pacheco)

Funcionários da MSGás paralisaram as atividades nesta terça-feira (3) contra os estudos conduzidos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que, segundo eles, podem levar à privatização da companhia. O movimento acompanha protestos em todo o país no chamado Dia de Luta pela Soberania Nacional, contrário às concessões de empresas públicas.

Os trabalhadores estão em frente à sede da unidade, na Avenida Ministro João Arinos, e às 9h30 seguem para a Assembleia Legislativa, onde participam da sessão ordinária.

Elvio Vargas, presidente do Sinergia (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia), afirma que um dos membros do grupo ocupará a tribuna para expor dados financeiros da estatal para mostrar que ela não dá prejuízo aos cofres públicos, não tendo sentido a venda dos ativos.

Tiago Andreotti é advogado e funcionário da MS Gás. Ele diz que os funcionários foram surpreendidos com o edital para estudo de privatização aberto em julho. “Esse processo, nós ficamos sabendo de um dia para o outro, com a publicação do edital. Não houve uma conversa”, pontua.

Ele procurou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, para conversar sobre o assunto. O chefe da pasta teria dito que manter a MSGás sob o domínio público poderia ser inviável, já que o futuro do mercado do gás é imprevisível.

Publicamente, Riedel ou qualquer outro gestor ligado ao governo confirma a intenção em privatizar a companhia. Oficialmente, o BNDES está fazendo estudos que mostrarão a viabilidade da concessão, mas a decisão ainda não foi tomada.

Os manifestantes estão distribuindo um folheto com a comparação entre os balanços financeiros de 2015 e 2016 que apontam lucro líquido de 154% e um crescimento acima de 40% na distribuição do gás natural. “É uma empresa pequena e que dá lucro ao governo, mas nós não vemos motivo para privatização”, completa Tiago.

A equipe de reportagem do Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa da MSGás, mas não houve retorno sobre a paralisação até a publicação desta reportagem.

O governador Reinaldo Azambuja tem dito que o governo pretende fazer parcerias público-privada para captar investimento de empresas à MSGás.

Nos siga no Google Notícias