ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Gaeco vai investigar ligação entre morte de delegado e jogo do bicho

Edivaldo Bitencourt | 27/11/2013 15:46
Preso por suspeita de matar delegado teria ligação com jogo do bicho (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Preso por suspeita de matar delegado teria ligação com jogo do bicho (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, Aluizio Pereira dos Santos, acatou pedido do MPE (Ministério Público Estadual) e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) vai reforçar a investigação do assassinato do delegado aposentado e professor universitário Paulo Magalhães Araújo, ocorrido no dia 25 de junho deste ano. O crime pode ter ligação com o jogo do bicho.

A instituição reforça a linha de investigação que resultou na prisão de dois suspeitos, o guarda municipal José Moreira Freires, 40 anos, e do segurança Antônio Benites Cristaldo, 37. Um terceiro suspeito foi assassinado com requintes de crueldade e teve as mãos e pés amputados.

Conforme o magistrado, a denúncia indica que o homicídio foi executado por pistoleiros contratados por terceiros. “Trata-se de um crime de homicídio, cuja investigação está sendo complexa por natureza, a começar pelas diligências realizadas e ainda pendentes a âmbito policial, bem como número de testemunhas arroladas pelas partes”, sustenta.

Para Santos, há mais de quatro pessoas envolvidas no assassinato do delegado aposentado. Este é o número mínimo exigido para permitir a atuação de dois promotores no júri popular.

E cita a suposta ligação do crime com o jogo do bicho como a principal causa para reforçar as investigações. “Testemunhas disseram que os acusados trabalharam nesta atividade por muitos anos, desse modo, mostra-se evidente o ingresso do Gaeco no seu dever de agir”, ressaltou o juiz.

O Gaeco passa a ter a missão de descobrir se o crime organizado está envolvido com a morte do delegado, incluindo-se a participação na investigação da Polícia para descobrir os mandantes do assassinato.

Os acusados foram contra o ingresso do Gaeco, porque fere o princípio do promotor natural. Eles destacaram ainda que a concessão implicaria “em excesso de acusação”, porque o nomral é a atuação de um promotor.

Nos siga no Google Notícias