A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

12/09/2017 17:34

Governo de MS assina termo de cooperação para receber projeto Rondon

Projeto leva universitários para intercâmbio cultural em municípios do interior

Luana Rodrigues e Guilherme Henri
Governador Reinaldo Azambuja assina termo de cooperação. (Foto: André Bittar)Governador Reinaldo Azambuja assina termo de cooperação. (Foto: André Bittar)

Cerca de 200 estudantes e professores universitários de 21 Instituições de Ensino Superior do Brasil, trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar de forma voluntária, ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes em Mato Grosso do Sul.

No período de 06 a 22 de julho de 2018, o Estado vai receber mais uma operação do Projeto Rondon - que leva universitários para um intercâmbio cultural em municípios do interior. Um termo de cooperação foi assinado na tarde desta terça-feira (12), entre o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o Ministério da Defesa/Coordenação Geral do Projeto Rondon, para a realização de projeto no Estado.

A operação batizada como “Pantanal”, contemplará 11 municípios do estado com menos de 20 mil habitantes e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) inferior a sete pontos, mas terá Campo Grande como centro regional. As cidades contempladas serão Bandeirantes, Bodoquena, Corumbá, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ladário, Miranda, Rio Negro, Rochedo e Terenos.

Em parceria com o Governo estadual, a iniciativa realizada pelo Ministério da Defesa/Coordenação Geral do Projeto Rondon, contará com o apoio do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, e a participação de 21 Instituições de Ensino Superior de diversos estados do país.

“Com certeza Mato Grosso do Sul irá colher bons frutos dessas ações nesses municípios, bem como os acadêmicos irão levar um pouco da nossa cultura e aprendizado. O Estado está de portas abertas e acolhe projetos como esse que incentivam o desenvolvimento”, pontuou o governador.

Troca de experiências - Cada município receberá por 12 dias 2 instituições com 10 integrantes cada, sendo 2 professores e 8 alunos por equipe. As duas equipes trabalharão com oficinas de diferentes áreas do conhecimento, sendo conjunto “A” – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e saúde; e conjunto “B” – Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Haverá ainda a participação de uma 21ª instituição que será selecionada para o Conjunto “C” – Comunicação Social – que tem o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pelas demais equipes, dando maior visibilidade e destaque às ações sociais realizadas pelos Rondonistas. Esta equipe percorrerá os 11 municípios selecionados durante a operação em julho.

“O objetivo do projeto é contribuir com a inclusão social de comunidades carentes. Desenvolvendo oficinas nas áreas de cultura, direitos humanos, justiça, saúde, educação, comunicação, meio ambiente, trabalho. Intercâmbio cultural. A filosofia do projeto é ensinar e aprender”, explicou Brigadeiro de Infantaria, Augusto Cesar, coordenador geral do projeto Rondon.

No período de 11 a 13 de setembro, a coordenação-geral do projeto estará no Mato Grosso do Sul para cerimônia de assinatura dos acordos de cooperação entre os municípios que acolherão os rondonistas e o Ministério da Defesa para a realização da viagem precursora. Essas atividades fazem parte do Calendário eventos que antecedem a Operação “Pantanal”.

Governo diz que mudanças no Fies garantirão sustentabilidade do programa
As mudanças propostas pelo governo no Financiamento Estudantil (Fies) são fundamentais para garantir a sustentabilidade fiscal do programa e evitar s...
Câmara aprova MP que altera regras do Fundo Penitenciário Nacional
O plenário da Câmara concluiu hoje (20) a Medida Provisória (MP) 781/17, que altera as regras para o uso de recursos do Fundo Penitenciário Nacional ...
Águas lança na próxima semana em Campo Grande programa de igualdade racial
A Aegea, holding da concessionária Águas Guariroba, lança, na próxima terça-feira (26), o programa “Respeito dá o tom”. O evento, que ocorre às 20h e...
Exército faz operação para fiscalizar comércio de armas e explosivos
A 9ª Região Militar, que compreende Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, iniciou nesta quarta-feira (20) a Operação Dínamo V. Serão feitas fiscalizações...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions