A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

16/06/2016 07:39

Governo quer ajuda da União para reforçar segurança em fronteira “desguarnecida”

Aline dos Santos
Segundo titular da Sejusp, momento é de grave tensão. (Foto: Arquivo)Segundo titular da Sejusp, momento é de grave tensão. (Foto: Arquivo)

Com uma “guerra” na fronteira entre Mato Grosso do Sul e Paraguai, o titular da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), José Carlos Barbosa, afirma que solicitou ao Ministério da Justiça reforço de tropas federais. “Iniciamos com o ministro da Justiça e com o secretário nacional de segurança pública uma discussão sobre a faixa de fronteira, são 550 km de fronteira seca e muito desguarnecida”, declarou o secretário em entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

De acordo com ele, foi reivindicado reforço da PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal). “Da nossa massa carcerária, mais de 40% são oriundos do tráfico”, diz Barbosa, para exemplificar o impacto dessa modalidade criminosa para o Estado.

Ontem, a fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero teve um capítulo de violência. O empresário Jorge Rafaat Toumani foi executado após cair em uma emboscada próximo ao mercado municipal, no Centro da cidade paraguaia. Rafaat foi condenado em 2014 por tráfico pelo juiz federal Odilon de Oliveira.

Para o secretário, a violência da noite de ontem não chegou ao lado brasileiro. “Foi um momento de grave tensão, mas o Exército e o Departamento de Operações de Fronteira prontamente deslocaram a estrutura do lado brasileiro”, salienta.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions