ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo quer ajuda da União para reforçar segurança em fronteira “desguarnecida”

Aline dos Santos | 16/06/2016 07:39
Segundo titular da Sejusp, momento é de grave tensão. (Foto: Arquivo)
Segundo titular da Sejusp, momento é de grave tensão. (Foto: Arquivo)

Com uma “guerra” na fronteira entre Mato Grosso do Sul e Paraguai, o titular da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), José Carlos Barbosa, afirma que solicitou ao Ministério da Justiça reforço de tropas federais. “Iniciamos com o ministro da Justiça e com o secretário nacional de segurança pública uma discussão sobre a faixa de fronteira, são 550 km de fronteira seca e muito desguarnecida”, declarou o secretário em entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

De acordo com ele, foi reivindicado reforço da PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal). “Da nossa massa carcerária, mais de 40% são oriundos do tráfico”, diz Barbosa, para exemplificar o impacto dessa modalidade criminosa para o Estado.

Ontem, a fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero teve um capítulo de violência. O empresário Jorge Rafaat Toumani foi executado após cair em uma emboscada próximo ao mercado municipal, no Centro da cidade paraguaia. Rafaat foi condenado em 2014 por tráfico pelo juiz federal Odilon de Oliveira.

Para o secretário, a violência da noite de ontem não chegou ao lado brasileiro. “Foi um momento de grave tensão, mas o Exército e o Departamento de Operações de Fronteira prontamente deslocaram a estrutura do lado brasileiro”, salienta.

Nos siga no Google Notícias