ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Governo terá projeto de anistia a imigrantes ilegais

Redação | 30/01/2009 19:33

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o governo vai apresentar um projeto para anistiar os imigrantes ilegais que vivem no país. A declaração foi feita em Belém (PA), após reunião com representantes do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

"O Brasil pode dar o direito das pessoas continuarem no Brasil. Este país aqui é um país que tem lição a dar ao mundo sobre tratamento de imigrantes", afirmou.

Lula diz que desde 1850 o Brasil recebe, "com respeito", imigrantes de várias nacionalidades, o que não acontece em "países ricos europeus".

"Esse país aqui, desde 1850 --não vou nem falar dos portugueses que chegaram em 1500-- recebe imigrante. Primeiro foram os alemães, depois italianos, depois japoneses, espanhol, chineses e coreanos. Todos que chegaram aqui foram tratados com respeito, diferentemente de alguns países ricos europeus que acham que o problema de seu empobrecimento são os coitados dos imigrantes", disse.

A declaração acontece após 17 dias após o governo brasileiro conceder refúgio político a Cesare Battisti - militante do grupo Proletários Armados para o Comunismo condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua por atos terroristas que causaram a morte de quatro pessoas, nos anos 70.

Desde então, o clima entre Brasil e Itália tem se deteriorado. Apesar da reação negativa da Itália, o presidente Lula respaldou a decisão de Tarso durante a visita dele a Ladário (428 km de Campo Grande), neste mês.

Nos siga no Google Notícias