ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Greve nas estradas criou "semana do saco cheio" para universitários

Com greve dos caminhoneiros, universitários ganharam dias de folga, mas opiniões sobre o tempo livre são divididas

Izabela Sanchez e Liniker Ribeiro | 01/06/2018 15:53
Alunos ganharam dias de folga, mas provas e calendários foram alterados (Fernando Antunes)
Alunos ganharam dias de folga, mas provas e calendários foram alterados (Fernando Antunes)

Com os 10 dias de greve dos caminhoneiros, que paralisaram as estradas, universidades de Mato Grosso do Sul suspenderam as aulas. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), por exemplo, chegou a dar uma semana de "folga" aos alunos. O motivo é a falta de insumos, que ficaram bloqueados nas estradas. Dessa forma, os alunos ganharam uma “semana do saco cheio”, mas as opiniões se dividem na hora de avaliar o tempo livre.

A aluna do curso de nutrição da UFMS, Taianara Cordeiro, 20, aproveitou os dias de folga para descansar. “Foi muito bom porque nosso curso é integral então acaba sendo cansativo, pelo menos tivemos uns dias de descanso”. Ainda assim, para a estudante, os dias sem aula tiveram um lado ruim.

“Teve o lado ruim, como por exemplo, algumas provas que foram adiadas. Agora é esperar para ver como vai ficar o calendário”, emendou ela.

Thailine Mantovani, 19, também é aluna da Universidade e usou a folga para colocar trabalhos em dia. “Foi bom para colocar os trabalhos em dia. Chega no final do semestre e sempre tem muita coisa acumulada, então deu para fazer tudo com mais calma. Ficamos sabendo da suspensão das aulas por meio das redes sociais e e-mail da coordenadora do curso. A previsão é que tudo volte ao normal na segunda”, afirmou.

A aluna de engenharia mecânica da Anhanguera, Claudia Zenetti, 28, gostou dos dias sem aula, mas comentou que as provas acumularam-se.

“Foi até bom porque já estávamos com problema no sistema e atividades acumuladas, então deu pra organizar tudo. Apesar disso mexeu com o calendário, durante a copa, que teríamos 15 dias a mais, teremos aula e inclusive, prova em um feriado. As provas se acumularam, tinha dias que ia ter uma prova só e agoa terá mais”, declarou.

A aluna de enfermagem da Anhanguera, Ingrid Neves, 24, afirma que a suspensão das aulas irá prejudicar os alunos. “Atrapalhou o calendário e estávamos prestes a entrar em semana de prova e agora na véspera estamos sem aula, ela atrapalhou o conteúdo e no fundo saímos prejudicados. Faço parte de um projeto de extensão e até o projeto teve as atividades suspensas. Agora o jeito é estudar bastante, fazer os trabalhos complementares e colocar tudo em ordem”, afirmou.

As universidades e faculdades públicas e privadas da Capital retomam as aulas na próxima segunda-feira (4). A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) comunicou a retomada das aulas da graduação e da pós-graduação, na cidade universitária, em Campo Grande, e em todos os campi da instituição. A decisão foi tomada após a normalização da mobilidade urbana nas cidades onde a instituição está presente.

Já entre as particulares, a Uniderp confirmou a retomada das atividades acadêmicas depois de ficar sem aula durante esta semana. Já a UCDB, informou por meio de nota divulgada em seu portal que “nova avaliação da situação será feita e divulgada no domingo (3)”.

Nos siga no Google Notícias