ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Gripe suína pode ser causa da morte de adolescente em Bandeirantes

Elverson Cardozo | 16/07/2013 15:47

A Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirantes, a 70 quilômetros de Campo Grande, investiga a morte de uma adolescente de 14 anos por suspeita de H1N1, o vírus da gripe suína. Este seria o primeiro caso da gripe na cidade.

Segundo o secretário de Saúde do município, Gilvan Gonçalves, Railuce Fabiane Ferreira Lima passou por quatro médicos, que, a princípio, suspeitaram de dengue.

A menina não chegou a ficar internada em Bandeirantes. Ela apenas ficou em observação, mas o quadro se agravou e a adolescente foi transferida para a Santa Casa de Campo Grande no sábado. No domingo, morreu.

“Estamos aguardando os laudos da Santa Casa, fazendo apuração junto aos médicos locais e esperando um comunicado da Secretaria de Saúde do Estado. Há boatos de H1N1, mas são só boatos”, disse.

Gilvan ressalta que, oficialmente, a informação que se tem é que Railuci estaria com dengue, mas, pela suspeita, a morte por conta do vírus Influeza está sendo investigada.

Levantamento - Em todo o Estado, Secretaria Estadual de Saúde investiga mais de cinco mortes pelo vírus nos últimos cinco dias. Até agora, quatro casos foram confirmados, todos em Campo Grande.

A doença, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje (16), pode ter matado 16 pessoas. O número oficial é superior ao número de mortes registradas em 2012. Segundo o órgão, foram sete óbitos confirmados no ano passado.

Em cinco dias, 5 pessoas morreram após apresentar os sintomas da gripe suína, sendo duas na Capital, uma em Ribas do Rio Pardo, uma em Bandeirantes e outra em Sidrolândia. Outros sete óbitos já estavam sob investigação na semana passada.

Na ocasião foram registrados três óbitos na Capital, dois em Coxim, um em Nova Andradina e outro em Tacuru. Em 2012, foram confirmadas 7 mortes, sendo 4 em Campo Grande, uma Sidrolândia, uma em Coxim e outra em Ponta Porã.

Desde o dia 17 de maio deste ano, quando foi divulgado o primeiro boletim, o número de casos suspeitos de H1N1 em Mato Grosso do Sul chega a 366, sendo apenas 166 na Capital.

Nos siga no Google Notícias