A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

14/12/2013 09:47

Após 4 ordens de despejo, índios anunciam "morte coletiva" em Japorã

Aliny Mary Dias
Aldeia Porto Rico. (Foto: Aty Guassu)Aldeia Porto Rico. (Foto: Aty Guassu)

Apesar das quatro ordens da Justiça Federal de Naviraí, expedidas na quinta-feira (12), e que obrigam os cerca de 4 mil indígenas a desocuparem fazendas do Sul do Estado, os guarani-kaiowá afirmaram em carta que irão resistir e já anunciam morte coletiva.

O documento foi divulgado pelo Conselho Aty Guassu e expressa a indignação dos indígenas que vivem na região de Japorã, distante 487 quilômetros da Capital.

A terra denominada Yvy Katu é motivo de brigas judiciais há mais de 10 anos. Para os índios, as decisões favoráveis aos ruralistas significam que a “Justiça do Brasil está mandando matar todos nós índios”, afirma o texto.

Os índios afirmam que querem morrer juntos e que devem ser enterrados no mesmo local e a decisão é definitiva. “Solicitamos ainda à presidenta Dilma, à Justiça Federal que decretou a nossa expulsão e a morte coletiva para assumir a responsabilidade de amparar e ajudar as crianças, mulheres e idosos sobreviventes aqui no Yvy Katu que certamente vão ficar sem pai e sem mãe após a execução do despejo pela força policial”, expõe a carta.

Diante da afirmativa de que irão lutar e resistir ao envio de forças policiais que devem ser encaminhadas ao local para cumprir as ordens da Justiça, os guarani explicam que deram início a um ritual religioso raro que diz respeito a despedida da vida da terra.

Uma das lideranças da região, Estevão Freitas, 47, disse ao Campo Grande News que os rituais estão sendo praticados por todos os indígenas e que se resumem a rezas. “Estão todos preparados, nos cremos nisso e começamos a nos preparar para deixar a vida. Tudo isso por causa das armas de fogo dos brancos”, explica o líder.

O conselho encerra a carta dizendo que os índios não irão recuar e que preferem morrer no campo de batalha.



Um elefante é preso por uma simples cordinha exatamente por não conhecer a força que tem. Nós, povo do Brasil e do mundo todo desconhecemos a força da união e o Deus que nos ampara na prática do bem. Onde vamos chegar? Me sinto impotente diante de tudo isso...que Deus tenha misericórdia desses índios e de todos nós e que os responsáveis por essa situação sintam na pele a dor que estão causando a estas e tantas outras pessoas por seu atos egoístas...
 
Edna Fernandes das Neves em 20/12/2013 13:31:25
Vamos refletir: quem colocou a síndica o sub-síndico e a turma do conselho no poder?
Então vamos assumir a "mea-culpa" dos seus atos. Somos capazes de colocá-los no poder e incapazes de retirá-los por, como ouço, não fui eu que colocou eles no poder. Tantos outros problemas iguais ou maiores que sabemos e não resolvemos. Este é mais um que cairá no esquecimento em alguns dias. O importante é sabermos que, hoje são eles, amanhã, pode ser em nossa casa.
 
Paulo Eduardo em 18/12/2013 22:31:49
deixe os Índios em paz eles chegaram ao Brasil antes de nós .Aqui tem muita terra o governo e muito egoista
 
Elizabete Pereira da Silva em 18/12/2013 21:32:22
Se quiserem auxiliar os nossos irmãos Guarani Kaiowa, proteger as florestas do Brasil, e preservar a vida na Terra, assinem esta petição:
https://secure.avaaz.org/po/petition/Salvemos_os_indios_GuaraniKaiowa_URGENTE/?adRaKfb
Esta situação significa muito mais do que 1 só comunidade india que quer direitos especiais,pois quem está a expulsá-los está a fazê-lo para ter lucro, e mais lucro, destruindo o planeta! É algo que acontece pelo mundo fora e nós que fazemos? Ignoramos?
Todos estes registos que se têm vindo a dar no Mato Grosso do Sul (Brasil) estão a levar toda a nação Guarani Kaiowa à extinção. Isto significa que estamos a ficar sem os guardiões das nossas florestas, e que as florestas estão a ser dizimadas em prol dum capitalismo desenfreado!!
Partilhem a petição por favor!
 
Hugo Maioto em 18/12/2013 20:27:29
Li, muitos comentários feitos a favor dessa decisão absurda contra os indígenas e estou enojado. Será que vcs esqueceram do que estudaram no primário sobre a história do nosso brasil? antes de todos nós mestiços( que no brasil não existe branco nem preto nato) Eles já habitavam aqui. O brasil é deles! Tomamos a maior parte o que restou foi denominado terras indígenas e ainda querem tomar??? Bando de miseráveis todos morreremos e daqui nada levaremos...

 
Moisés Nascimento em 18/12/2013 15:15:48
"Quando os primeiros missionários europeus chegaram ao Brasil, nós tínhamos as terras e eles a Bíblia. Então eles nos ensinaram a rezar de olhos fechados...
E quando abrimos os olhos, eles tinham a terra e nós a Bíblia."
 
Gilberto Borges em 18/12/2013 12:59:57
Os verdadeiro donos da terra são os índios, são os indígenas que realmente sabem aproveitar a terra , o que o Brasil faz com nossos nativos é vergonhoso pra nossa nação.
Autoridades brasileiras, se o suicídio ocorrer vocês serão responsáveis por essa barbarie perante o mundo, terão que prestar contas; que país é esse que massacra o próprio povo???
 
Maria do Rosario em 18/12/2013 12:30:26
Necessitamos de uma nova sociedade esta ja esta perdida, os dirigentes (politicos) todos fora......
 
Isidro Bras em 18/12/2013 11:11:58
Gente, há algo que a gente possa fazer?
Seja por quaisquer meios, para agregar mais pessoas...
Que tal aproveitar as matérias para começarmos a propor atos?
Eu não sei até que ponto uma petição online influencia, também não sei começar uma. Mas vamos juntando interessados para fazer alguma coisa!
 
Larissa Vicentini em 18/12/2013 10:56:59
Lamento saber que todo membro da classe política e pseudo proprietário rural, legisla em causa própria! Por isso então o descaso e o preconceito com os nativos.
 
Custodio Jose Neto em 18/12/2013 10:50:49
Se as invasões das terras for incentivo de algumas instituições ou não, temos que pensar sempre na preservação da vida em primeiro lugar e não de ficar achando culpados.
 
Rosa Manssur Puntel em 17/12/2013 23:49:41
Eu sou Português e na minha opinião, se à Alguém que deve ser despegado, não deve, de ser os Indígenas. Eles são os Verdadeiros Donos das Terras! Estes Povos, já habitavam no Brasil muito antes da sua descoberta, pelos Portugueses. Respeitem estas Culturas Ancestrais, que têm um conhecimento incalculável sobre a vegetação, a fauna, medicamentos naturais, etc. Os Cientistas poderiam aprender muito se fizessem um estudo sobre estas Culturas e sobre os seus conhecimentos.Eles fazem parte da História Brasileira. As Autoridades Brasileiras deveriam criar Grandes reservas, onde estas Tribos pudessem Viver,em Paz, em vez de os tentarem despegar.O Brasil é muito grande! Vivam em Harmonia!Se estas Culturas desaparecerem, perde-se uma Cultura que deveria ser considerada Património da Humanidade!
 
João Pereira em 17/12/2013 22:28:50
Essa é a prova irrefutável de que, generalismos à parte, a política de cotas raciais (na qual os indígenas também se incluem) é pura demagogia e nunca foi, nem de longe, medida social inclusiva, estando mais próxima de ser um privilégio para os oportunistas do que igualdade de direitos para quem realmente precisa.
 
Ana Souza em 17/12/2013 18:18:53
esta é uma questão de mal gerenciamento! A corporação que tem interesses econômicos neste espaço geográfico esta empregando administradores ruins que produzem lucros e muitos problemas.A exploração pode ser substituída por cooperação e reciprocidade!
Esta porção geográfica dos índios, é tudo deles, poderia ser explorada em uma parceria da corporação e dos índios que daria lucros fabulosos pois pode haver a produção sustentável, produto de qualidade, responsabilidade social e ambiental, respeito as leis, exemplo de administração com selos e isos merecidos e valorizados internacionalmente.
Um bom gerenciamento fara toda a diferença.
 
mario edson minillo em 17/12/2013 17:57:42
Aí eu me pergunto, onde está o Sr Deputado Pastor, presidente da CCDH da câmara dos deputados, que tanto se preocupa com as famílias que não está trabalhando em prol das famílias indígenas? Ou será que os índios, tal qual os descendentes africanos, são amaldiçoados poe Noé? Será por que os índios não são "cristãos" deixaram de ser humanos? Tenho vergonha deste país de homens fracos e de usurpadores!
 
David Carvalho em 17/12/2013 15:20:10
Acho que eles deveriam procurar um emprego.ao invés de ficar dando entrevista.
 
Dilma Roussef em 17/12/2013 15:09:44
Sempre serei a favor dos direitos à vida e à dignidade dos indígenas e dos negros, dentro da SUA CULTURA. Principalmente os indígenas. Se quisermos que eles sejam integrados à cultura da produção pelo lucro, estaremos condenando-os ao extermínio, seja direta ou indiretamente. Aliás, mais uma vez, nesse Brasil de 500 anos de História.
 
Eni Maria Guadagnin em 17/12/2013 15:01:37
Sobre esse fato junto aos Guaranis Kaiwoás(http://www.campograndenews.com.br/cidades/grupo-alemao-investe-rs-300-milhoes-e-pode-criar-polo-moveleiro-em-ms): vocês não tem nenhum pudor, ética e amor a humanidade? Que absurdo pedir para que deixem suas terras ao invés de protege-los e fazer um local exemplar de respeito as tradições e a humanidade!

Eu venho por meio desse e-mail manifestar o meu repúdio e a minha vergonha de ser cidadã nesse país de ruralistas com as mentes mais inférteis e da monocultura da suas ganâncias.
Eu tenho odiado ser brasileira. Com a vergonha histórica que se repete em pleno século XXI que deveria ser rica em multicultura e biodiversidade!
Eu rezo com os índios, com amargura que o executivo e legislativo no Brasil são feitos pelos mesmos anti-éticos colonizadores
 
Aline Lopes e Lima em 17/12/2013 14:12:19
Acredito que dever ser resolvido de uma forma mais inteligente que isso .
A discussão esta se retira ou não os índios .
Na realidade devemos analisar oque sera feito se eles ficarem ou se eles forem desapropriados não sei a realidade do local porem vejo em muitas situações que é tão danoso ficar no local invadido (se é que este foi invadido) ou ser retirado do local .
O poder publico deveria exigir em primeiro lugar que seja feito um plano de remanejamento antes do despejo e se eles forem ficar que de a infra estrutura básica .
Muita emoção e pouca razão na discussão.
Que os Índios por principio já tem direito a terra (não necessariamente estas ) porem devemos tomar muito cuidado com a fragilização do direito a propriedade .
 
João Carlos em 17/12/2013 13:41:11
No Brasil há quase 110 milhões de hectares de terras indígenas, ou seja, 13% do território nacional é terra de índio. Agora alguém me explica porque os indígenas precisam de mais terra. Estas invasões só são possíveis porque a Funai, as ONG's e o CIMI estimulam, caso os índios cometam suicídio coloque na conta desse povo.
 
Leandro Quaglio em 17/12/2013 13:32:02
Os índios perderam suas terras, seu espaço, verdadeiramente no momento em que foram "descobertos". Minha Pátria, pátria morta.
 
Wanda Souza em 17/12/2013 11:00:18
ENTREGUEM NAS MAOS DE ;; D E U S ;;;,QUE TUDO SERÁ RESOLVIDO A CONTENTO DE TODOS. AMEM . 17-12-2013
 
SADY BRANDÃO PINTO COELHO em 17/12/2013 10:59:23
COMO NÃO POSSO LUTAR POR ELES, PREFIRO MORRER COM ELES OS GRANDES VENCEDORES INDÍGENAS, OS MORTOS VIVOS FICARAM PARA RECEBER A CONDENAÇÃO ETERNA, QUE UM DIA IRÃO PROPOR A TROCA DE UM QUILO DE OURO POR UMA MÃO CHEIA DE FARINHA, QUANDO A FOME ASSOLAR ESSA MALDITA TERRA, ESSE É O FUTURO DA HUMANIDADE PODRE
.
 
ZENIDE BARBOSA DA SILVA em 17/12/2013 10:37:55
Ridículo esses comentários de quem quer impor sua religiosidade sobre os índios... preconceituosos e tapados! Por pensamentos como este que estamos nessa situação.
 
Tainá Miranda Destro em 17/12/2013 10:04:57
Eu como Historiador, sinto vergonha, de ver certos comentários, e certas determinações dos nossos tribunais. Já não basta a matança deste povo desde 1500, a busca do negro para também matar aqui, e ainda temos que ver certas ações radicais para garantir um direito de viver, num mísero pedaço de terra que é roubado por grandes latifundiários, que o que produzir será apenas para o seu enriquecimento pessoal. E quanto a esses comentários de que o indio deveria viver sem a ajuda do governo, saiba que quem os contaminaram foi o próprio branco, tendo que inclui-los nas campanhas de vacinações por exemplo, para o controle das doenças. Mas se eles não representam nenhum valor humano, deixe-os morrerem, e assim mais uma vez seremos noticias internacionais. Eaí direitos humanos, tomarão alguma ação?
 
MOACIR SOARES em 17/12/2013 09:44:56
Este não é somente um assunto do Brasil é um assunto que deve ser atendido por todo o Mundo. os índios merecem que os deixem em paz. Eles vivem em paz. Preservam a terra.Vamos enviar mensagens à Presidente Dilma e forçar que ela faça algo a favor destas pessoas. Caso não faça, ela será a responsável pelo genocídio.
 
Sara António em 17/12/2013 08:19:12
Centenas de anos se passaram e os brancos continuam lutando para tirar a dignidade dos índios.
 
Gláucia Gualberto em 17/12/2013 08:17:31
não tem onde acreditar nessa barbaridade ,o cimi e a funai mentem demais.ex.falar que tem 4000 mil indios ,sou uns dos proprietarios e sei que não tem, se tiver é uns cinquenta ,mais eles são tão covardes que colocam crianças e mulheres a frente ,. falam em morte mais eles são muito corajosos quando estão tudo de cara cheia de cachaça. admiro muito de quem falam que eles estão certos ,e EU quem vai me dar de comer e manter a minha FAMILIA ?//
 
Ivagner José Varago em 17/12/2013 00:58:54
mais triste que a notícia são os comentários que vejo aqui
 
Angela Meili em 16/12/2013 23:30:59
Estimados amigos dos indígenas.
As informações em cima expostas levam a pensar. Há mais de 500 anos que começou a luta pela terra indígena. Quantos índios morreram nesse período espanhola e portuguesa! Tudo para ganhar prata, ouro, diamante etc. O conflito não parou: hoje se quer todo o espaço do índio. É preocupante a falta de informações sobre o procedimento governamental, pois essa notícia recebi via Alemanha. Há gente que por vergonha se silenciam. Eu gostaria de apoiar o grito a favor dos indígenas brasileiras cuja vida é um sofrimento de mais de 500 anos. Quando vamos acordar e ser honestos? O Brasil não vai poder deixar morrer 4 mil indígenas por nossa teimosia, ganancia e egoismo. É preciso respeitar a dignidade do outro. Voto a favor do espaço para o indígena possa viver como gent
 
Johann Friedrich Genthner em 16/12/2013 21:59:43
Sou inteiramente solidário as causas indígenas. Essas ações covardes dos nossos governantes me envergonham !!!
 
Carlo Cury em 16/12/2013 21:10:22
"Mas o Brasil vai ficar rico, vamos faturar um milhão,
quando vendermos todas as almas dos nossos ìndios num leilão!"
 
Ricardo Gonçalves em 16/12/2013 20:14:16
Impressionante, ao ver os comentários, a quantidade de gente que não pensa, apenas fala sem o mínimo discernimento.
 
Sergio Ramos em 16/12/2013 19:59:04
Sem muito papo moralista, de quem são essas terras, será que o dono estava aí antes dos índios, eles querem a terra não para cultivo, mas para viver em paz e harmonia com a natureza, deixem os índios em paz.
 
Regina ferreira da Silva em 16/12/2013 18:41:31
Querem tomar as terras de tantos índios e dar pra ninguém isso é uma vergonha nacional.
Quando o governo chegar a fazer essa barbaridade de entregar as terras que esses fazendeiros egoístas e gananciosos vão plantar canas , sendo no minimo de pólicos ladrões.
 
João Jacques Pires em 16/12/2013 16:31:40
Deixem os índios em paz!!!!!
 
Antonio Miguel em 16/12/2013 16:10:09
Gente a questão é que os povos indígenas já estavam aqui há muito tempo, e ocupavam vários terras. Porém para eles não é uma questão apenas sobre latifundio é sobre a cultura e a sociedade que estão inseridos. Para eles a natureza faz parte deles, da constituição deles como individuos, é isso que não conseguimos entender. Eles não querem as terras porque querem plantar em larga escala e sim para viver da subsistência. Respeitando e preservando o meio ambiente como nós deveriamos aprender a fazer.
 
Iaraí Vizolli em 16/12/2013 16:09:15
Sem entrar no mérito, vamos refletir uma coisa: esses povos não perderão o espírito de luta real (dar a vida) e de resistência. A ritualística encoraja e assusta os adversários. São os últimos indomáveis. E ao ver nosso povo manso, tributado e chipado, só resta lamentar e tentar garantir o que é possível.
 
Jean Alex Tamazato em 16/12/2013 15:00:51
Vamos pela lógica: Já que as terras brasileiras pertencem ao índio. As terras do mundo todinho me pertencem, já que sou descendente de Adão, e ele foi o primeiro habitante da terra.
 
Jackson Cruz em 16/12/2013 14:22:59
É ora de pararmos com esta hipocrisia e de praticar o politicamente correto. O fato é que praticamente nenhum índio quer viver como índio. Nas aldeias tem TV por satélite, celular, pickups, moto-serras, e muitas outras amenidades. Pela lógica da FUNAI, todo o Brasil deveria ser devolvido a eles. Na mesma linha, os EUA aos índios que ali viviam, o México aos Astecas, o Peru aos Incas, etc.. Agora se tem que devolver, deveria haver uma condição: viver sem vacinas, sem eletricidade, sem veículos. Ou seja, deveriam viver exatamente como seus ancestrais viveram, pescando e caçando. Isto eles não querem. Querem receber ajuda federal, médicos, e muitas outras mordomias em terras do tamanho de Copacabana per capita. Depois arrendam suas terras a garimpeiros, madereiros e cientistas americanos.
 
Edson Rebelo dos Santos Junior em 16/12/2013 12:33:25
Por favor, impeçam que isso aconteça. O Brasil não precisa disso. Temos terras demais. O Brasil é grande e seu povo idem. Impeçam isso, por favor.
 
Roberto Kuppê em 16/12/2013 12:20:20
O SER HUMANO DE HOJE E DO FUTURO, COMO RAÇA:


" Com autodeterminação, incondicionalmente responsável por suas ações e com liberdade irrestrita, e livre de coação por parte de qualquer autoridade superior." ALEX COLLIER.
 
Jairo Cardoso em 16/12/2013 11:43:42
NÃO ENTENDO ESSA JUSTIÇA E NEM ESSE GOVERNO. NO POSTO DA MATA-MT ELES ESPUSSARAM MAIS DE 7 MIL FAMÍLIAS DE UMA CIDADE QUE TINHA PREFEITO,VEREADORES,ESCOLAS,HOSPITAIS E ETC... PARA AUMENTAR A TERRA DOS ÍDIOS XAVANTES E NÃO DERAM ASSISTENCIA PARA ESSAS FÁMILIAS QUE PERDERAM UMA VIDA INTEIRA DE TRABALHO E DE LÁ PARA CÁ JÁ SUICIDARAM VÁRIOS MORADORES POR NÃO TEREM MAIS ESPECTATIVA DE VIDA. AGORA ESSA MESMA JUSTIÇA E ESSE MESMO GOVERNO ESTÃO EXPULSSANDO MAIS DE 4MIL INDIOS DE SUAS TERRAS PRA DAR PARA MEIA DUZIA DE RURALISTA E AGORA QUEM VAI COMEÇAR A SUICIDAR SÃO OS ÍDIOS VERGONHA DE PAÍS! VERGONHA DE GOVERNO! VERGONHA DE JUSTIÇA!
 
JARBAS BRITO em 16/12/2013 11:36:29
PRIMEIRAMENTE, GOSTARIA DE DIZER QUE INDIOS COMO SILVÍCOLAS QUE SÃO, DEVERIAM SER ASSENTADOS DENTRO DAS INUMERAS RESERVAS NA SELVA AMAZONICA, TEMOS QUE TER BOM SENSO, POIS JÁ FICOU PROVADO QUE DESAPROPRIAR E PASSAR ÁREAS DE TERRAS PARA OS INDIOS NÃO RESOLVE O PROBLEMA DELES, E PRECISA INVESTIGAR COM CLAREZA E COMPETENCIA QUAIS AS REAIS INTENÇÕES DO CIMI E DA FUNAI NESTAS DESAPROPRIAÇÕES, POIS FIGURA COMO UM PROBLEMA DE SEGURANÇA NACIONAL, POIS ESTÃO TRAZENDO INDIOS DO PARAGUAI, FAZENDO IDENTIDADE BRASILEIRA E COLOCANDO OS INDIOS COMO MASSA DE MANOBRA PARA AS INVASÕES DE TERRA!! QUEM QUISER VER E COMPROVAR É SÓ VIR AQUI NO MS.
 
EMERSON ANTONIO FERNANDES em 16/12/2013 11:19:55
A grande verdade é que o governo brasileiro é o grande culpado de tudo isto.
1º trata os indios como se não fossem seres humanos com capacidade de racíocinio e decisão. São considerados totalmente incapazes diante da lei brasileira. Os indios têm que ser tratados como Brasileiros e não como um caso a parte.
2º É interesse do PT dividir o Brasil em classes, e depois jogar uns contra os outros para poder manipulá-los com mais facilidade. Nunca na história deste país houve tanto classissismo, o governo quer jogar negros contra brancos, gays contra evangélicos, indios contra ruralistas, sem terra contra produtores rurais e por aí vai.
3º Por trás a igreja católica manipula os pobres levando-os a invadir terras e desrespeitar o direito de posse de quem comprou o bem. Ninguém tem direito a nada.
 
Paladino Morais em 16/12/2013 10:10:31
Não tiro os direitos dos índios....mas para quem fala que eles são os donos do Brasil, faz uma procuração e doa todos os seus bens e suas terras a eles.....se quem pensa dessa maneira fizer isso, aposto que resolve os problemas dos índios e quem não pensa assim irá parar de se incomodar.....é simples.......
 
Mauro Brancher Junior em 16/12/2013 10:05:18
Tenho minhas duvidas a respeito da autoria das afirmações ,os índios estão sendo manipulados ,duvido a existência de 4000 índios e esta unica foto de uma casa ,a justiça quer que os índios retornem a área original reserva intocada ja demarcada ,os belezinhas Os índios espertos, querem casa com piscina e fazenda produtiva para criar gado .o publico esta desinformado .emitindo suas opiniões
a esmo.
 
Fernando artigas em 16/12/2013 07:04:44
Caberá ao Governo Federal intervir e não deixar isso acontecer. Deixem os Guarani em paz, eles merecem todo nosso apoio e respeito!
 
Carlos Valdetaro em 16/12/2013 06:18:15
No caso especifico desse conflito fundiario que ameaca cerca de 4 mil indigenas, nao ha que falar-se em Propriedade adquirida mas, sim, em Posse adquirida, como a posse que nos temos de nossos proprios corpos.
Cade a Justica em nosso pais? Cade a luta por Justica, que nos ergue, mobiliza e move? Cade a solidariedade do nosso povo? Cade as massas nas ruas pelo Direito aa Vida, aa Dignidade e ao Futuro? Comeca aonde? Acaba aonde? Acaba assim?
 
Erivan Santiago Franca Filho em 16/12/2013 06:00:06
Não podemos esquecer que a terra é deles, o Brasil ( Pindorama) já era deles, ja tinha um nome e foi invadida pelos brancos ( nossos antepassados) os verdadeiros invasores somos nós ( latinfundiarios), Então, daqui uns anos qualquer um pode invadir a sua casa e falar, saia dai que agora isso é meu. Ou vamos obriga-los a viver num terreno 4x4? Acorda Brasil, os indios são nossas raizes. Quem pode dizer de coração aberto que não tem sangue indigena correndo nas veias? Aquele portugues, chines, japones, italiano, judeu que acabou de chegar ao Brasil. Uma familia brasileira genuina, quatrocentona, tem sangue indigena com certeza ( eu tenho), e você?
 
Ana Maria Rocha Carvalho em 16/12/2013 04:53:42
tem de se ver se realmente essa terra é do índios , quanto tempo eles estão morando naquela área, fazer um levantamento genético para saber se eles realmente são índios ou não, ver o processo.
então não é tão simples.
e outra eu também quero ter terras la em Portugal e nem por isso nem um português me deu.

 
bruno polaco em 16/12/2013 01:02:30
Você, eu e toda a humanidade somos responsáveis por mais este genocídio.
Os indígenas mais uma vez são vítimas.
 
Padre Marcos em 16/12/2013 00:45:59
Onde estão os tão FAMOSOS DIREITOS HUMANOS? INDIO BRASILEIRO TEM OBVIAMENTE SEUS DIREITOS. Sra. Dilma, indio não vota? Então não atrapalhe a vida do nosso indígena. Ele é mais dono da terra do que a Sra. que chegou agora, ele já estava no Brasil, esqueceu a Históllria do Brasil? CUIDADO!!! Tudo que fazemos aqui pagamos muito caro mais tarde. O nosso índio não prejudica ninguém. Não falta terra nesse país. Leve os agropecuaristas para bem longe deles. De preferência para a Venezuela, Bolívia, Groenlândia. Será que o Supremo Tribunal Federal não pode intervir nesse assunto? Será que a Advocacia da União não pode fazer nada? Respeito, carinho, consciência, consideração é tudo que eles precisam e merecem. Agora sim, deveria haver um plebiscito para nos ouvir antes de executá-los.
 
IRANY VAZ em 15/12/2013 20:59:53
A História está ai para provar e comprovar... os índios (de qualquer lugar desse planeta) começaram a "perder" exatamente no instante em que suas terras foram "descobertas" ...
 
Luiz Carlos da Silva em 15/12/2013 20:40:07
Após mais de 500 anos de colonização, digo "invasão e massacre" é inacreditável que ainda vemos noticias como essas. Antes eram os bandeirante que massacravam os índios tomavam suas terras, estupravam e matavam. A diferença é que agora esses mesmo bandeirantes ainda conta com o apoio do estado, que deveria protege-lo, para expulsa-los através de força bruta. Que pais é esse??????
 
Edivino Dias em 15/12/2013 20:18:05
Abaixo a matança de índios e jovens periféricos !!!!!!!!!!!
 
Flavio L P Santos em 15/12/2013 19:29:33
E onde cabe os seguinte artigos do Estatuto do Índio:
LEI Nº 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973.
Art. 2° Cumpre à União, aos Estados e aos Municípios, bem como aos órgãos das respectivas administrações indiretas, nos limites de sua competência, para a proteção das comunidades indígenas e a preservação dos seus direitos:
III - respeitar, ao proporcionar aos índios meios para o seu desenvolvimento, as peculiaridades inerentes à sua condição;
IV - assegurar aos índios a possibilidade de livre escolha dos seus meios de vida e subsistência;
V - garantir aos índios a permanência voluntária no seu habitat , proporcionando-lhes ali recursos para seu desenvolvimento e progresso; IX - garantir aos índios e comunidades indígenas, nos termos da Constituição, a posse permanente das terras que habitam, reconhecendo-lhes o direito ao usufruto exclusivo das riquezas naturais e de todas as utilidades naquelas terras existentes;
 
Yva Moura em 15/12/2013 17:00:59
Nossos indígenas, que são os verdadeiros donos do Brasil vivem em tão pouca terra diante da imensidão territorial de nosso país. Eles tem prioridade diante de qualquer outro cidadão brasileiro, então vamos apoiar essa revolta.
 
Carlos Almeida em 15/12/2013 16:34:32
O grande problema é que nossos irmãos índios estão em cima de grandes jazidas de minerais que interessam aos primos americanos (América do Norte- esse câncer da humanidade) e são ajudados por alguns ilustres canalhas brasileiros. Não é a mesma coisa que despejar morador de que vivem embaixo das pontes. Lá, corre muita grana. Muita mesmo. E os nossos governantes nós conhecemos. Falou em grana eles estão na jogada. Compram juiz, promotor, delegado, desembargador... Precisa dizer mais? Por falar nestas pessoas, alguém fez uma pesquisa de onde se encontram os jovens que se formaram em direito com o dinheiro do tráfico. Pesquisem. Grandes surpresas!!!!!!!!!

 
Paulo Roberto de Oliveira Saldanha em 15/12/2013 16:06:06
Tenho vergonha do meu povo "branco".
 
Fabio Ricardo em 15/12/2013 16:05:27
Muitos comentários tentando enfiar goela abaixo a "salvação" cristã. Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que muitas desgraças ocorridas, não só aos indígenas brasileiros, mas a todos os indígenas e demais povos nativos de todo o planeta, deveu-se à exploração embandeirada por ordens religiosas, com o "sacro" intuito de trazer a palavra de Deus.
Para quem critica que "não falta terra para os índios e sim vontade de garantir seu próprio sustento", nunca pôs os pés em nenhuma terra indígena, nem sentiu na sua pele cosmopolita nenhum dos problemas deles. Quanto aos "que produzem alimentos para todos os povos", se um dia tiverem oportunidade, viajem pelo interior do Pará, Maranhão, e vejam as ENORMES áreas queimadas, desmatadas, até perder de vista, SEM UMA ÚNICA PLANTAÇÃO OU CABEÇA DE GADO!
 
Allan Andrade em 15/12/2013 15:17:37
Partindo desse princípio de que os Portugueses invadiram o Brasil e que todas as terras pertencem aos Índios. Então a minha casa não me pertence e nem a casa de todos que postaram comentários. Fazemos o que? Vou morar onde na Itália ou na Espanha? Meu filho, descendente de paulista e mato grossense, vai morar na Europa ou na África, já que a mãe dele é afro descendente? Não seria melhor dar condições de vida aos Índios? Índio não tem que ser tutelado, ele precisa de saúde, educação, segurança, transporte e moradia, o que todos os BRASILEIROS necessitam. SERÁ QUE NÃO HÁ ALGUM INTERESSE EM MANTER ESSE CLIMA DE INSTABILIDADE NO CAMPO? O comunismo na Rússia mantinha a instabilidade no campo, alimentava a rivalidade entre campo e cidade, para poder fazer o que quisessem. Eleições 2014. Pensem!!!
 
Rogério Martins em 15/12/2013 15:14:00
Antes as leis eram ppp(preto ,pobre e puta), agora podemos incluir os indios, Juízes que se sentem deuses, deputados corporativistas e causuistas que fazem leis que só beneficia a eles próprios a justiça age com 2 pesos e 10 medidas, precisamos nos mobilizar e mudar esse estado de coisa, acorda gigante!
 
cleofas viana em 15/12/2013 14:44:16
como no existe un diálogo, porque no muestran las caras de los ruralistas, porque además de mostrar esa triste foto, muestran que es la contraparte? porque aun seguimos viviendo estas guerras?, porque el hombre cada vez quiere más a cualquier precio?
Triste muy triste!
Gente, despertemos colectivamente antes de que sea demasiado tarde!
 
Georgina Gaimari em 15/12/2013 13:54:59
Mas por que raio são os portugueses chamados para esta discussão? Há uma disputa de terras entre latifundiários brasileiros e indígenas brasileiros em pleno séc. XXI e a culpa é dos portugueses que são uns ladrões?
Alguém ouve os americanos queixarem-se que os seus problemas são culpa dos ingleses?
Alguém ouve os argentinos culparem os espanhóis pelos seus problemas?
Todos os países têm os seus problemas, mandar a culpa para cima dos outros não vai ajudar a resolvê-los.
Espero que o bom senso impere e que tudo se resolva com um acordo entre todos. Bem hajam todos os amigos brasileiros!
 
Nuno Oliveira em 15/12/2013 13:48:49
Até nisso estamos imitando os Estados Unidos. Basta ler sobre a história dos índios de lá e como eles foram tratados e exterminados. Só que isso foi duzentos anos atrás. Infelizmente não aprendemos nada sobre como devemos tratar os verdadeiros donos da terra.
 
Pieter Mostert em 15/12/2013 13:08:18
É lamentável o que está prestes a acontecer, um banho de sangue, tudo devido ao interesse do capitalismo, afirmando implicitamente que os índios não dão lucro ao país. Estamos regredindo ao que pode ser considerado um Coronelismo, onde quem atrapalha seus interesses, é penalizado, porém, não mais nas mãos de uma pequena porção de fazendeiros, mas sim nas mãos do próprio estado, ou nosso "Coronel", este que tem o dever de cumprir com o bem estar social, assim como preservar a cultura dos verdadeiros detentores deste país corrupto. Cito a MS.
 
Thiago Prado em 15/12/2013 12:55:47
Tai o governo do PT da Dilma e não será diferente de Delcídio o Senador que não gosta de pobre
 
eleno silva em 15/12/2013 12:28:23
JORGE FERREIRA:
Você tem prova que o nosso governo federal
alimenta e distribui recursos a tempo e a hora????
não fale asneira da qual vc não tem prova.
 
MARIA DE FATIMA DA SILVA em 15/12/2013 12:03:58
Os indios são donos do Brasil. Foram os primeiros habitantes dessa terra, os portugueses são apenas invasores e ladrões. Tem algo mais a ser argumentado?
 
Kelvin Eduardo em 15/12/2013 11:14:43
Que horror o nível dos comentaristas! Realmente não entendem nada da cultura indígena e ainda se sentem superiores querendo convertê-los! É um absurdo total! Realmente não mudou nada o nosso País desde a invasão dos exploradores! Falta de educação, alienação e respeito ao ser humano são as piores características do nosso povo. Lamentável!
 
Débora Perroni em 15/12/2013 10:45:15
Quanta ignorância... Que terras são mal aproveitadas? Alôu!!! ìndios são coletores, conhecem e respeitam profundamente os ciclos da natureza. Sua cultura e sobrevivencia depende da integridade da biodiversidade. Nômades, precisam de extensas áreas para coletar, caçar e pescar sem cansar os destruir o ecossistema. Veneram a terra onde morreram seus antepassados. Nossa agricultura e pecuária detona o meio ambiente a diversidade e contamina os lençoes freáticos com resíduos da produção. Some o uso indiscriminado de agrotóxicos para o plantio predatório e a utilização indiscriminada de hormônios e antibioticos, nos campos de concentração, tortura e morte de animais. Não reproduza a violencia simbolica que hipnotisa o imaginario para manter privilegios de uma classe a que você JAMAIS pertencer
 
Silvia Almeida de Oliveira Costa Martinez Silvia Martinez em 15/12/2013 10:00:11
Primeiro se faz necessário questionar quem são os reais invasores: os índios ou os latifundiários? Na sequência, precisamos compreender que o povo indígena tem sua história e, não se localizam nas críticas de uma lógica cristã. Há ainda que considerar que a incompetência estatal referida por muitos, ao que parece, está diretamente vinculada à lógica do modo de produção capitalista, a qual nega a diferença e impõe o lucro como critério para se balizar a produção. Nesta lógica, o modo de produção das populações indígenas perde o sentido e, se produz a necessidade da permanência das invasões a terras indígenas, em busca de garantir o agronegócio, como sendo o único modo legítimo de se produz... Lamentável... Lindodarós.
 
Lindomar Darós em 15/12/2013 09:55:48
Tem inúmeras pessoas que expressam opiniões diferentes, mas se tem algo que não podemos admitir é aqueles que defendem contra a vida de qualquer ser humano, pois esses padecerão eternamente.
 
luizio wilson espinoza em 15/12/2013 09:46:54
Os povos indígenas também tem direito de moradia como todos nós, mas também deve ter a RESPONSABILIDADE de produzir alimento para o mundo como todos, e ai cabe ao líder indígena não só querem receber arrendo das terras mas fazer seu povo trabalhar, senão pra que ter terra???
 
Jeancarlo Debonaq em 15/12/2013 09:34:14
se o próprio brasil é uma invenção posterior à existência dos indígenas nessas terras, então como dizer que eles devem se enquadrar nas leis da federação? imagine alguém que invada sua casa e por força de armas imponha uma cultura completamente diferente e que você aceite e se submeta, pois agora você integra um Estado e uma nação. Estado com regras que não contemplam suas crenças, nação que não fala seu idioma e não entende seu modo de vida. "crescer", "produzir" e "cultivar" tem outro conceito para os indígenas. como propor que entrem no sistema de produção comercial, se naquela cultura não faz sentido acumular?como parte do ecossistema, não faz sentido explorá-lo além do necessário para a subsistência, pois explorar demasiado a terra é explorar a si mesmo.
 
milena macedo em 15/12/2013 09:29:26
nossa, nenhum comentário é digno sequer de ser lido muita ignorância, da qual me sinto responsável como educador. a ignorância a respeito do genocídio praticado contra as populações indígenas no Brasil ñ faz parte dos estudos socio-culturais, o que acaba por gerar opiniões superficiais e equivocadas. vms conhecer a história REAL do país, q inclui as lutas dos povos indígenas!!
 
Mateus Gonçalves em 15/12/2013 09:09:30
Os índios são os verdadeiros brasileiros, os "donos" da terra, seus antepassados estiveram aqui antes desta loucura toda... devemos no mínimo respeitá-los.
 
Sarah Massignan Gomes em 15/12/2013 08:31:54
Tem gente que não conhece não conhece a própria cultura, não sabe da história dos indios, e acha que obedecer a ordens ou leis é sinal de patriotismo.
Indios são pessoas, por sinal muito mais evoluido do que a maioria que fica postando comentários contra/ou a favor.
 
Gabriel Muller em 15/12/2013 08:00:22
Caríssimo Caio Prado, são índios brasileiros sim, que devem obedecer à Lei como qualquer civil, porém eles são amparados pelo estatuto do índio do qual eles podem optar por manter suas tradições e ritos ao invés de sair da terra, essa é uma escolha, ficar, lutar e se preciso for, morrer. Todos nós temos essa escolha, inclusive brancos e negros, a diferença é a coragem de seguir em frente. Quanto à classe de intocados não é a realidade dos índios brasileiros, pelo contrário, o Estado fez deles um problema político da qual só aumenta o preconceito jogando umas etnias contra outras, o que há de mortes violentas, índios sendo incendiados em Dourados e demais no municípios realmente me impressionam, o que está longe de serem intocados.
 
Ursula Andress de Menezes em 15/12/2013 07:53:02
A dignidade dessa tribo poderia inspirar educação aos brasileiros todos e principalmente comover juízes instrumentalizados por capital e que estão condenando os mais brasileiros do que os outros ao sacrifício. Nunca desejaria essas mortes mas a disposição deles em assumir vale mais do qualquer sentença que já vi proferida em termos de justa causa e de fato consumado. Tristes magistrados que não tem sentimento social.
 
sergio pessanha arruda em 15/12/2013 04:45:00
... no Egito já começou a nevar. Quem de nós, humanos, pode mais do que DEUS? Não o Deus dos brancos, negros, amarelos, vermelhos, mas o VERDADEIRO DEUS, aquele que quase ninguém reconhece? Que ELE seja o JUIZ dessa contenda. A mim só resta orar: "Pie Jesu, pie Jesu, pie Jesu, pie Jesu
Qui tollis peccata mundi
Dona eis requiem, dona eis requiem
Pie Jesu, pie Jesu, pie Jesu, pie Jesu
Qui tollis peccata mundi
Dona eis requiem, dona eis requiem
Agnus Dei, Agnus Dei, Agnus Dei, Agnus Dei
Qui tollis peccata mundi
Dona eis requiem, dona eis requiem"
 
Adda Nari Sussuarana em 15/12/2013 00:54:21
o que os índios tem que fazer é não acreditar em conversa desse povo que os estão só usando eles como escudo para ter aproveito das terra que eles podem vir a receber, por que as ong que estimula as invasões..
 
dejalma goulart em 14/12/2013 23:35:31
A justiça Federal deveria levar em conta que nossos indígenas vivem perdendo direitos desde o nosso descobrimento e apoiar os remanescentes que são bravos sobreviventes para que nossa história não se perca.
 
Edson Ap. Bonfim Pagan em 14/12/2013 20:46:44
Até quando terão que esperar pela inércia e ineficiência das chamadas autoridades deste País. A corrupção tomou conta de tal forma, que as coisa só podem acontecer se alguém tiver levando muita, mais muita vantagem mesmo, do contrário nada acontece. Mas continuamos acreditando na Justiça Divina. Certamente que de alguma forma estes irresponsáveis em algum momento de suas vidas, irão ajustar suas contas com Deus. No dia do Juízo Final terão que encontrar com o seu Criador. Jesus disse "passarão os céus e a terra mais as minhas palavras não hão de passar".
 
Adão Collante em 14/12/2013 20:42:11
sou índio kiriri da bahia, e apesar da distância sinto no peito o sofrimento dos guarani-kaiowá. E me pergunto, é bonito pra a cara da presidente Dilma esta cena de horror q vem ocorrendo no Brasil? será q o país ganha mais quando ocorre manifestações de tarifas de onibus, vandalismos seguidos de mortes do que nós indigenas lutando por nossos direitos? ate quando esse governo vai continuar nos maltratando?!
 
luciano batista em 14/12/2013 19:30:35
parabens aos indios, pela brava resistência. concordo plenamente com eles, eles devem resistir a policia, ate o ultimo sobrevivente indigena, se eu fosse indio tambem morreria lutando. como nao sou indio, amanha as cinco horas da manha estarei coordenando os meus funcionarios cada um a seu posto para que nos ruralistas continuemos a gerar riquezas ao pais e alinento para o mundo , ao invés de ficar bebendo e criando problemas no fluxo de producao brasileira.
 
leonardo zamban em 14/12/2013 19:30:00
Pois é. se fosse sem terras, encontrariam com certeza uma saída para continuarem na terra. Mas, não são. Aos amigos a ternura da lei, e aos indiferentes ou inimigos, a cara sangrenta da fria letra da lei.(interpretação proposital).
Cadê a FUNAI que não se faz presente mediando isso ?
Cadê os líderes dos órgãos de defesa dos Direitos Humanos ?
Cadê a função social da terra? ou da propriedade?
Conversa pra boi dormir depois de comer os pastos abundantes que ali se plantarão.
Essa encrenca vem de longe. E nenhum cabra macho se dispôs a resolver (digo presidente).
Ela que recebe ordens de um deles, é que não se mexerá. Afinal, a copa tá chegando, as eleições se aproximando, pra que correr riscos de se indispor com fazendeiros que financiam campanhas, né ? ACORDA MULHER.
 
Astulio Nunes da Mata em 14/12/2013 18:36:30
O Brasil tem 3 poderes, autônomos:Executivo, Legislativo e Judiciário. Vimos, recentemente, que a chefa do Executivo teve que assistir, sem poder intervir, à condenação de pessoas do partido político dela, que tanto ajudaram a fazer Leis em favor do povo mais necessitado. E este mesmo povo fora levado a crer que fora roubado. Aqui, agora, novamente ,o povo pode ser levado às más interpretações: Está clara, pela notícia, aqui, que a maldade vem dos ruralistas, e quem condena é o pessoal da Justiça; e quem vai executar, provavelmente, é a polícia do estado, que tb tem autonomia, em relação ao Governo Federal. Será que alguém perceberá isso?!
 
Mauro Negrette Garcia em 14/12/2013 15:29:07
NINGUÉM TEM O DIREITO DE TIRAR NEM A PRÓPRIA VIDA, OS ÍNDIOS ALÉM DE QUERER FAZER ISTO ESTÃO INDUZINDO AS CRIANÇAS A REPETIR O FEITO COVARDE. SE ELES COVARDEMENTE FIZEREM ISTO MORREM COM DUAS DÍVIDAS, PRIMEIRO CONTRARIA A LEI DE DEUS, SEGUNDO NÃO ESTÃO CUMPRINDO A LEI TERRENA, PORQUE É AQUI QUE ELES VIVEM, JESUS NÃO VEIO A TERRA PARA JULGAR E SIM PARA SALVAR, SE OS ÍNDIOS SE MATAREM TALVEZ UM DIA ENCONTRAREMOS LA NO CÉU.
 
jorge ferreira em 14/12/2013 11:25:19
Eu acredito que não falta terra para os índios e sim vontade de garantir seu próprio sustento(pois o governos das várias assistências aos mesmos em forma de alimentos e dinheiro). As terras hoje garantidas aos índios não são aproveitadas, eles não cultivam e nem fazem criação de animais. Toda aldeia deveria formar uma cooperativa onde se beneficiariam das terras, teriam empregos trabalhando nas mesmas, investiriam nas terras e dividiriam os lucros. Falta é educação(começa em casa na família) e estudo(formação técnicas para saberem como aproveitar seus recursos), terra já tem e muito!
 
Alexandre de Souza em 14/12/2013 11:22:22
De novo essa historinha de genocidio morrer e nao sei mais o que. Invasao pode gerar mais erros neè .
 
luiz fernando em 14/12/2013 11:13:11
A CARTA EXPRESSA NADA MAIS DO QUE, MUITOS E MUITOS ANOS DE INCOMPETÊNCIA DOS NOSSOS GOVERNANTES ESTADUAIS E FEDERAIS, SE PREPAREM PARA O PIOR!!!!!!!
 
ARNALDO NUNES BONI em 14/12/2013 11:12:30
Não será necessário, basta cumprir a ordem legal de desocupação e solicitar que o CIMI pregue a palavra de DEUS e deixe de incentivar invasões de terras daqueles que produzem alimentos para todos os povos.
 
Fauster Antonio Paulino em 14/12/2013 11:08:08
deixa entender...
São indios brasileiros? e não precisam obedecer as leis?
e os outros tantos brasileiros brancos ou negros,que invadiram locais desabitados e foram expulsos?? temos uma classe de intocados??
 
Caio Prado em 14/12/2013 10:40:07
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions